Aplicação do processo de enfermagem em ações de educação e comunicação em saúde durante a pandemia de COVID-19

Resumo

Durante a pandemia de COVID-19 a população não aderiu totalmente às medidas sanitárias, o que moveu acadêmicos da área da saúde à elaboração e implementação de estratégias de educação e comunicação em saúde direcionadas à comunidade. Assim, objetivamos relatar a aplicação do Processo de Enfermagem no planejamento e implementação de ações de educação e comunicação em saúde durante a pandemia da COVID-19, através de plataformas digitais. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência das ações de extensão desenvolvidas por discentes e docentes de enfermagem, colaboradores do projeto de extensão Núcleo de Educação em Enfermagem de uma universidade no sul da Bahia. Após o momento de investigação, foram definidos os diagnósticos educacionais do público alvo, planejadas e implementadas intervenções educativas com o uso das plataformas digitais na produção de conteúdos informativos, eventos e materiais educativos baseados nas necessidades educacionais da população. A avaliação foi constante e processual, com base nos indicadores de engajamento nas redes sociais, comentários do público e da equipe. Assim, o Processo de Enfermagem, quando aplicado à função educativa pode se tornar uma ferramenta para a implementação do cuidado educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shauan Keven Rocha Fontes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando de Enfermagem na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Colaborador do Núcleo de Educação em Enfermagem (NEENF).

Andréa Evangelista Lavinsky, Universidade Estadual de Santa Cruz

Enfermeira. Mestre em Enfermagem (UESC) e doutoranda em Enfermagem (PPGES/UESB). Coordenadora do NEENF e docente da UESC.

Jênia Kallena Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Enfermagem da UESC. Colaboradora do NEENF e da Central COVID-19 da UESC.

Marina Nascimento Brito, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Enfermagem da UESC. Colaboradora do NEENF.

Nayara Mary Andrade Teles Monteiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

Enfermeira. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (UESC). Coordenadora do NEENF e docente da UESC.

Aretusa de Oliveira Martins Bitencourt, Universidade Estadual de Santa Cruz

Enfermeira. Mestre em Enfermagem (UFBA). Coordenadora do Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde do Núcleo de Estudo, pesquisa e extensão em Metodologias na Enfermagem (NEPEMENF/UESC).

Publicado
2022-12-28