O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A EXPERIÊNCIA EM COMUNIDADES DE MS – OPERAÇÃO PANTANAL
Resumo
Este trabalho descreve as atividades realizadas durante a Operação Pantanal do Projeto Rondon, em escolas do município de Nioaque (MS), com o objetivo de dialogar com professores sobre as principais dificuldades enfrentadas em aula e apresentar métodos de estímulo à participação de estudantes. O artigo apresenta conceitos teóricos, etapas de planejamento e execução de uma oficina para professores com o tema da aprendizagem ativa, trazendo aprendizagem baseada em problema, gamificação e o uso de tecnologias computacionais na educação. Foram levantadas dificuldades e potencias do cotidiano dos professores nos diversos cenários. As atividades foram realizadas em duas comunidades indígenas, dois assentamentos rurais e uma escola urbana localizada no centro da cidade, com um público total de 57 professores, beneficiando indiretamente cerca de 250 estudantes da rede pública de ensino.
Downloads
TERMO DE CONCORDÂNCIA E CESSÃO DE DIREITOS E REPRODUÇÃO GRÁFICA
“Declaro(amos) que aceito(amos) ceder o direito de reprodução gráfica para a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, o artigo (título), descrito acima (ou título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores) venha ser publicado na Revista de Extensão da UESC. Em adição (necessário se existir mais que um autor), concordamos em nomear ________________, como o autor a quem toda correspondência e separatas deverão ser enviadas.”
Cidade:
Endereço:
Data:
Nome(s) e assinatura(s)