Produção de conteúdo digital para promoção da saúde de adolescentes em tempos de COVID 19

  • Nayara Alves Severo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Aretusa Martins Bitencourt
  • João Luiz Almeida Silva
  • Heliana Santos Carvalho
  • Maria Aparecida Santa Fé Borges
  • Stenio Carvalho Santos

Resumo

Resumo:

O Núcleo Jovem Bom de Vida – NJBV é uma ação extensionista que desenvolve atividades de promoção da saúde à adolescentes. As suas atividades são marcadas por rodas de conversa, oficinas, cursos, entre outras atividades de intensa interação. Frente à pandemia e com a suspensão das atividades presenciais, foi preciso se reinventar. Assim, trata-se de um relato de experiência que objetivou analisar o processo de produção de conteúdo digital do Núcleo Jovem Bom de Vida para promoção da saúde de adolescentes em tempos de COVID 19. O período analisado foi de março a novembro de 2020 e o público-alvo foram adolescentes. Na descrição da gestão de produção de conteúdo do perfil @bomdejovem do Núcleo traçam-se as estratégias que o Núcleo utilizou para se reestruturar, como a constituição do perfil no Instagram, formação de Grupos temáticos de Trabalho, criação de avatares, adequação de conteúdos e formas de abordagem. O desempenho do perfil demonstra o aprendizado de docentes e discentes com as métricas da plataforma, suas conceituações e os dados quantitativos de alcance do público-alvo. Os resultados apontam que a mudança para um perfil dinâmico e mais interativo com os adolescentes foi desafiador para os docentes orientadores na forma de fazer educação em saúde, mas refletiu-se em uma crescente e efetiva apropriação dos conteúdos postados e avanço nas métricas do perfil. O Núcleo, como promotor de saúde aos adolescentes, nesse dinamismo dos meios digitais, se reinventa para continuar a desenvolver suas ações de extensão com compromisso ético-social a comunidade extra-muros da Universidade.

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Biografia do Autor

Nayara Alves Severo, Universidade Estadual de Santa Cruz
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física Montenegro (1993). Especialização em Educacão Física Escolar pela universidade Salgado de Oliveira (1995); Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela UFMG (2006), com estudo em radiobiologia e exercício físico; Doutora em Ciências e Técnicas Nucleares pela UFMG (2012); Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desde fevereiro de 2011, docente nas disciplinas metodologia do ensino da dança e estágio escolar supervisionado;Participa do grupo de estudos em Educação Física Escolar GEPEF; Coordenadora do subprojeto de Educação Física PIBID/2013 a atualmente Coordenadora do Colegiado de Educação Física.
Publicado
2021-12-22