“MEU CORPO, MINHAS REGRAS”:
PLANEJAMENTO FAMILIAR NA ESCOLA
Resumo
A vida sexual tem tido início precoce, aumentando o número de gravidez entre as adolescentes, quase sempre inesperada, pode estar relacionada à desinformação sobre o uso dos métodos anticoncepcionais. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que apresenta as etapas de elaboração, desenvolvimento e realização de uma oficina, em um escola municipal, com 44 adolescentes, do sexo feminino, com faixa etária entre 12 a 16 anos. Teve como objetivos descrever a realização de uma oficina sobre Planejamento Familiar na Escola, na cidade de Coaraci-BA, e apresentar as reflexões levantadas com as adolescentes sobre o momento de decisão da constituição familiar. Foi possível obter que as adolescentes demonstram timidez e estranheza ao tema sexualidade; temor e preocupação diante as repercussões da pratica de relações sexuais de forma insegura; ausência de conhecimento sobre os assuntos tratados; medo e insegurança de tratar sobre o assunto no ambiente escolar; preocupação e duvidas quando o assunto são as relações de gênero e constituição familiar. A oficina demonstrou a necessidade de abrangência sobre o tema de abrir espaços para que o adolescente sinta-se confortável em falar, empregar e estimular a autonomia, evidenciando a necessidade investimento em atividades direcionadas a este público.
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TERMO DE CONCORDÂNCIA E CESSÃO DE DIREITOS E REPRODUÇÃO GRÁFICA
“Declaro(amos) que aceito(amos) ceder o direito de reprodução gráfica para a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, o artigo (título), descrito acima (ou título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores) venha ser publicado na Revista de Extensão da UESC. Em adição (necessário se existir mais que um autor), concordamos em nomear ________________, como o autor a quem toda correspondência e separatas deverão ser enviadas.”
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