“MEU CORPO, MINHAS REGRAS”:

PLANEJAMENTO FAMILIAR NA ESCOLA

  • LARAYNE GALLO FARIAS OLIVEIRA UFSB/UESC
  • ALANA PAULA SOUZA SANTOS

Resumo

A vida sexual tem tido início precoce, aumentando o número de gravidez entre as adolescentes, quase sempre inesperada, pode estar relacionada à desinformação sobre o uso dos métodos anticoncepcionais. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que apresenta as etapas de elaboração, desenvolvimento e realização de uma oficina, em um escola municipal, com 44 adolescentes, do sexo feminino, com faixa etária entre 12 a 16 anos. Teve como objetivos descrever a realização de uma oficina sobre Planejamento Familiar na Escola, na cidade de Coaraci-BA, e apresentar as reflexões levantadas com as adolescentes sobre o momento de decisão da constituição familiar. Foi possível obter que as adolescentes demonstram timidez e estranheza ao tema sexualidade; temor e preocupação diante as repercussões da pratica de relações sexuais de forma insegura; ausência de conhecimento sobre os assuntos tratados; medo e insegurança de tratar sobre o assunto no ambiente escolar; preocupação e duvidas quando o assunto são as relações de gênero e constituição familiar. A oficina demonstrou a necessidade de abrangência sobre o tema de abrir espaços para que o adolescente sinta-se confortável em falar, empregar e estimular a autonomia, evidenciando a necessidade investimento em atividades direcionadas a este público.

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Publicado
2020-12-22
Como Citar
OLIVEIRA, L., & SANTOS, A. (2020). “MEU CORPO, MINHAS REGRAS”:. Revista Focando a Extensão, 7(9), 69-80. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/2661