Florestas, unidades de conservação e comunidade tradicional: relato de experiência de uma intervenção participativa. Percepção ambiental de moradores do assentamento vale verde: relato de experiência de uma intervenção participativa

  • Tâmiris Lima de Oliveira
  • Cristiane Andrade Fernades
  • Maria de Fátima Oliveira
Palavras-chave: Pesquisa-ação, Percepção ambiental, Educação Ambiental

Resumo

As problemáticas ambientais têm sido tema de inúmeros debates atualmente. O licenciado em ciências biológicas é capaz de proporcionar a realização de práticas educativas que contribuem para a diminuição de desigualdades sociais e que estimulem o conhecimento das interações entre seres vivos e o meio ambiente. Este projeto faz parte do trabalho de conclusão de curso de uma discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, realizado em uma comunidade tradicional do entorno de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, sobre a percepção da comunidade em relação à floresta que a rodeia, visando

gerar subsídios para a relação Unidade de Conservação X Comunidade do  entorno. A pesquisa foi realizada entre abril e junho de 2010, utilizando-se a metodologia da pesquisa-ação e a realização de uma oficina de diagnóstico rápido participativo. Não foram percebidos conflitos diretos entre a RPPN e a comunidade. No entanto, é notória a carência de oportunidades, projetos e programas para proporcionar uma estabilidade para parte significativa da comunidade. As sugestões de propostas de utilização das Unidades de Conservação pela comunidade é uma boa oportunidade para estreitar essa relação entre Comunidade, RPPN e Preservação florestal.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-18
Como Citar
Oliveira, T., Fernades, C., & Oliveira, M. de F. (2014). Florestas, unidades de conservação e comunidade tradicional: relato de experiência de uma intervenção participativa. Percepção ambiental de moradores do assentamento vale verde: relato de experiência de uma intervenção participativa. Revista Focando a Extensão, 1(2), 25-32. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/25