Formação continuada de professores fundamentada na pedagogia Waldorf
um relato de experiência
Resumo
O presente artigo trata de um relato de experiência sobre a proposta de formação continuada de professores na perspectiva da pedagogia Waldorf oferecida nos últimos três anos, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), pelo Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. Trata-se de uma formação que visou oferecer elementos fundamentados nos princípios teóricos e práticos da pedagogia antroposófica, para estudantes de Pedagogia, professores atuantes em escolas públicas, privadas e iniciativas Waldorf e demais interessados. A proposta vem sendo executada na UESC, em Ilhéus, no Sul da Bahia. Foi concebida para ser desenvolvida em módulos de 20 horas cada, com vivência artística e momentos teóricos em cada encontro, de modo a sensibilizar quem busca um olhar mais integral do desenvolvimento humano. O desenvolvimento da proposta foi surpreendente pela crescente procura dos cursos a cada módulo e mobilização de participantes em aprofundamento dos estudos e interesse na criação de jardins de infância, a exemplo do Jardim Tempo Encantado, que adveio do crescente desejo de sua mentora após a participação nos cursos oferecidos por esse Projeto.
Downloads
TERMO DE CONCORDÂNCIA E CESSÃO DE DIREITOS E REPRODUÇÃO GRÁFICA
“Declaro(amos) que aceito(amos) ceder o direito de reprodução gráfica para a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, o artigo (título), descrito acima (ou título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores) venha ser publicado na Revista de Extensão da UESC. Em adição (necessário se existir mais que um autor), concordamos em nomear ________________, como o autor a quem toda correspondência e separatas deverão ser enviadas.”
Cidade:
Endereço:
Data:
Nome(s) e assinatura(s)