Formação continuada de professores fundamentada na pedagogia Waldorf

um relato de experiência

  • Cândida Maria Santos Daltro Alves
  • Égila da Silva Passos
  • Renata Fernandes Nogueira
  • Flávio Peixoto Lima

Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência sobre a proposta de formação continuada de professores na perspectiva da pedagogia Waldorf oferecida nos últimos três anos, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), pelo Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. Trata-se de uma formação que visou oferecer elementos fundamentados nos princípios teóricos e práticos da pedagogia antroposófica, para estudantes de Pedagogia, professores atuantes em escolas públicas, privadas e iniciativas Waldorf e demais interessados. A proposta vem sendo executada na UESC, em Ilhéus, no Sul da Bahia. Foi concebida para ser desenvolvida em módulos de 20 horas cada, com vivência artística e momentos teóricos em cada encontro, de modo a sensibilizar quem busca um olhar mais integral do desenvolvimento humano. O desenvolvimento da proposta foi surpreendente pela crescente procura dos cursos a cada módulo e mobilização de participantes em aprofundamento dos estudos e interesse na criação de jardins de infância, a exemplo do Jardim Tempo Encantado, que adveio do crescente desejo de sua mentora após a participação nos cursos oferecidos por esse Projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-06-13
Como Citar
Alves, C. M., da Silva Passos, Égila, Fernandes Nogueira, R., & Peixoto Lima, F. (2019). Formação continuada de professores fundamentada na pedagogia Waldorf. Revista Focando a Extensão, 6(8), 40-54. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/2378