Itinerância de estudantes do ensino médio de escolas públicas e suas possíveis inserções no ensino superior
o impacto de um projeto de extensão
Resumo
Este artigo apresenta e discute uma ação para a ampliação das oportunidades de acesso ao Ensino Superior voltada para estudantes das classes sociais historicamente excluídas, oriundos de escolas públicas. Trata-se ainda de um recorte do projeto “Gestão de carreiras: um olhar para o futuro”, na sua vertente direcionada aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Tem como objetivo analisar o impacto na itinerância de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, no sentido de fortalecer o interesse em cursar o Ensino Superior. Para tanto foi realizada uma redação sobre a história de vida de 55 estudantes, e destas, 35 foram analisadas de acordo com a abordagem da análise de conteúdo e organizadas em quatro categorias: aspectos familiares (laços ou influências), superação de dificuldades, estudo como meio de ascensão social e idealização do futuro. Os resultados indicam uma maior participação dos estudantes do projeto no Exame Nacional do Ensino Médio em 2013, e 21 deles relataram que as atividades desenvolvidas pelo projeto os ajudaram na escolha profissional, além de desmitificar o espaço universitário como algo inacessível.
Downloads
TERMO DE CONCORDÂNCIA E CESSÃO DE DIREITOS E REPRODUÇÃO GRÁFICA
“Declaro(amos) que aceito(amos) ceder o direito de reprodução gráfica para a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, o artigo (título), descrito acima (ou título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores) venha ser publicado na Revista de Extensão da UESC. Em adição (necessário se existir mais que um autor), concordamos em nomear ________________, como o autor a quem toda correspondência e separatas deverão ser enviadas.”
Cidade:
Endereço:
Data:
Nome(s) e assinatura(s)