Itinerância de estudantes do ensino médio de escolas públicas e suas possíveis inserções no ensino superior

o impacto de um projeto de extensão

  • Ravena Moura Cardoso do Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro
  • Alvany Maria dos Santos Santiago

Resumo

Este artigo apresenta e discute uma ação para a ampliação das oportunidades de acesso ao Ensino Superior voltada para estudantes das classes sociais historicamente excluídas, oriundos de escolas públicas. Trata-se ainda de um recorte do projeto “Gestão de carreiras: um olhar para o futuro”, na sua vertente direcionada aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Tem como objetivo analisar o impacto na itinerância de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, no sentido de fortalecer o interesse em cursar o Ensino Superior. Para tanto foi realizada uma redação sobre a história de vida de 55 estudantes, e destas, 35 foram analisadas de acordo com a abordagem da análise de conteúdo e organizadas em quatro categorias: aspectos familiares (laços ou influências), superação de dificuldades, estudo como meio de ascensão social e idealização do futuro. Os resultados indicam uma maior participação dos estudantes do projeto no Exame Nacional do Ensino Médio em 2013, e 21 deles relataram que as atividades desenvolvidas pelo projeto os ajudaram na escolha profissional, além de desmitificar o espaço universitário como algo inacessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-06-13
Como Citar
Moura Cardoso do Santos, R., Silva de Souza Ribeiro, M., & dos Santos Santiago, A. (2019). Itinerância de estudantes do ensino médio de escolas públicas e suas possíveis inserções no ensino superior. Revista Focando a Extensão, 6(8), 28-39. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/2377