Reelaboração do projeto político pedagógico: um novo olhar sobre a escola que temos e a escola que queremos

  • Maria das Graças Souza Silva Seibert
Palavras-chave: Gestão democrático-participativa, Projeto Político Pedagógico, Conselho Escolar

Resumo

Tomando como fundamento a prática da gestão democrático-participativa e a utilização do Projeto Político Pedagógico (PPP) como eixo norteador das atividades desenvolvidas na Escola Sizaltina S.S. Fernandes, buscou-se a reelaboração do seu Projeto, após constatação de que o mesmo já não atendia às reais necessidades das comunidades escolar e local. Assim, tendo em vista propiciar ensino-aprendizagem com qualidade, capaz de reduzir os índices de reprovação e evasão escolar, fortalecer a integração escola/comunidade e promover maior e melhor participação dos pais no desenvolvimento escolar dos filhos, executou-se o Projeto Interventivo, que teve como ações principais a criação do Colegiado Escolar enquanto principal instrumento de articulação da educação desenvolvida na escola e o exercício da gestão democrática como princípio fundamental na busca por melhorias do ensino-aprendizagem e condição essencial para que as mudanças no PPP pudessem ocorrer. Esta e as demais ações realizadas no decorrer da intervenção culminaram em proposições para realização das reformulações necessárias no PPP da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-17
Como Citar
Seibert, M. das G. (2014). Reelaboração do projeto político pedagógico: um novo olhar sobre a escola que temos e a escola que queremos. Revista Focando a Extensão, 1(2), 15-23. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/23