Ressignificação das práticas pedagógicas: projeto de extensão universitária brincando e aprendendo na educação infantil

  • Vanessa Gomes de Aquino

Resumo

O projeto de extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Educação (DCIE-UESC), objetiva estabelecer e/ou continuar o diálogo com professores e professoras regentes, com os demais profissionais envolvidos na Educação Infantil, com os alunos do curso de Pedagogia, bem como com pesquisadores, considerando as diferentes áreas temáticas desenvolvidas no contexto da Educação Infantil. Para isto, especificamente, são caracterizadas as ações de extensão voltadas para a troca de experiências acerca das práticas desenvolvidas na escola, bem como reflexões sobre essas práticas nos diferentes contextos da Educação Infantil. Metodologicamente, tais ações preconizaram um projeto integrado à área de abrangência da UESC, Ilhéus, Itabuna, Camacã, Una, Canavieiras, Coaraci e Uruçuca, através da elaboração de palestras, oficinas temáticas e exposição. Os resultados alcançados sinalizaram para o envolvimento dos professores, alunos, participantes nas atividades, questionando, exemplificando situações diárias, apresentando soluções. A possibilidade de um diálogo entre a teoria e a prática foi propiciada pelas ações desenvolvidas pelo projeto que contribuiu e contribui para integrar profissionais da educação e estudantes que se envolvem, direta ou indiretamente, na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-17
Como Citar
Aquino, V. (2014). Ressignificação das práticas pedagógicas: projeto de extensão universitária brincando e aprendendo na educação infantil. Revista Focando a Extensão, 1(2), 9-14. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/22