UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ASSIM SENDO DECLARO VAGA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA”: 50 ANOS DEPOIS

  • José Carlos Gomes de Campos
Palavras-chave: Ditadura. Memória. Direitos. Regime.

Resumo

O presente trabalho relata a experiência com o projeto intitulado “As- sim sendo, declaro vaga a presidência da república”: 50 anos depois, cujo prin- cipal objetivo foi à realização de o cinas com alunos e professores da rede de ensino pública do Estado da Bahia, na microrregião da cidade de Jequié, para ns de fomentar a discussão sobre a necessidade de um resgate da memória no que se diz respeito à violação dos direitos humanos, individuais e coletivos du- rante o Regime Civil-Militar Brasileiro (1964 – 1985) A execução do projeto teve o espaço temporal entre março de dois mil e quatorze a março de dois mil e quin- ze, usando da modalidade de o cinas como metodologia de aplicação, onde ti- veram como instrumentos de trabalho os livros didáticos e materiais de mídia, tais como, lmes, documentários e áudios da época do regime, que relatavam como esses direitos foram suprimidos durante os vinte e cinco anos de ditadura, e como a tortura, repressão e prisões arbitrárias foram práticas que se tornaram uma espécie de política de Estado no regime de exceção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Gomes de Campos

Graduado em História pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), polo de Jequié. Graduando em Siste- mas de Informação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador e Idealizador do Projeto. Fomento: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/PROEX. 

Publicado
2018-03-23
Como Citar
de Campos, J. C. (2018). UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ASSIM SENDO DECLARO VAGA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA”: 50 ANOS DEPOIS. Revista Focando a Extensão, 5(7), 31-38. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/1904