A HOSPITALIDADE COMO CRITÉRIO DA AVALIAÇÃO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE ALUNOS DOS CURSOS DE GASTRONOMIA, PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA
Resumo
O presente artigo busca compreender a percepção da hospitalidade no estágio supervisionado de alunos do curso tecnólogo em gastronomia, panificação e confeitaria de uma Universidade de São Paulo. A pesquisa foi realizada através de um questionário, aplicado a 46 alunos, com 9 testes de respostas sim ou não e um teste em escala, que captou o que consideram mais importante para se sentirem bem recebidos em seus estágios. Resultados demonstraram que 76% dos alunos foram acompanhados por um supervisor em seu primeiro dia, 93,5% receberam refeições dentro do estabelecimento, 89% provaram pratos do cardápio ou preparações elaboradas especialmente para eles e 72% relataram poderem copiar as receitas. Em relação à experiência do estágio, 91% consideraram como algo produtivo e declararam terem aprendido coisas novas. Dentre os itens que consideraram de maior importância para se sentirem bem recebidos foi a cordialidade dos funcionários (39%), terem novos desafios (37%) e com menor importância o fato de poderem copiar as receitas (54%). Pôde-se perceber que os alunos priorizaram as relações de hospitalidade e que estas são fundamentais para se sentirem bem num local estranho.