Perspectivas do ensino online de francês instrumental: um estudo de caso do CLEI
Resumo
Neste artigo visamos traçar um breve panorama da trajetória do idioma francês na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), desde o (extinto) ensino do idioma na Licenciatura em Letras, até a implementação do ensino de francês instrumental no âmbito do Centro de Línguas Estrangeiras e Interculturalidade (CLEI) em parceria com os programas de extensão de línguas do Departamento de Letras e Artes (DLA), passando também pela criação do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI). Nos debruçamos também sobre o tema da educação à distância (EaD), a evolução do conceito, os diferentes modelos, síncrono e assíncrono, e os desafios e as vantagens apontados por professores e alunos, em, particular pelo viés de estudiosos como Jacquinot-Delaunay (1983) e Börje Holmberg (1989), entre outros. Por fim, apresentamos um estudo de caso realizado através da coleta de dados feita junto aos alunos do curso CLEI. Os resultados obtidos evidenciaram uma taxa elevada de satisfação com a modalidade online, reforçando a importância do EaD para o contexto acadêmico.
Palavras-chave: EaD. Francês instrumental. FOS. CLEI.
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