Perspectivas do ensino online de francês instrumental: um estudo de caso do CLEI

  • Mayara Santos Trindade de Paz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Frédéric Robert Garcia Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Sergio Israel Levemfous Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: EaD, Francês Instrumental, FOS, CLEI

Resumo

Neste artigo visamos traçar um breve panorama da trajetória do idioma francês na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), desde o (extinto) ensino do idioma na Licenciatura em Letras, até a implementação do ensino de francês instrumental no âmbito do Centro de Línguas Estrangeiras e Interculturalidade (CLEI) em parceria com os programas de extensão de línguas do Departamento de Letras e Artes (DLA), passando também pela criação do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI). Nos debruçamos também sobre o tema da educação à distância (EaD), a evolução do conceito, os diferentes modelos, síncrono e assíncrono, e os desafios e as vantagens apontados por professores e alunos, em, particular pelo viés de estudiosos como Jacquinot-Delaunay (1983) e Börje Holmberg (1989), entre outros. Por fim, apresentamos um estudo de caso realizado através da coleta de dados feita junto aos alunos do curso CLEI. Os resultados obtidos evidenciaram uma taxa elevada de satisfação com a modalidade online, reforçando a importância do EaD para o contexto acadêmico.

Palavras-chave: EaD. Francês instrumental. FOS. CLEI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Santos Trindade de Paz, Universidade Estadual de Santa Cruz
Graduanda em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, BA, Brasil. E-mail: mstpaz.lea@uesc.br.
Frédéric Robert Garcia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Prof. Dr. em Doctorat en Portugais pela Université de Rennes. Professor titular de Língua Francesa vinculado ao Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, BA, Brasil. E-mail: frgarcia@uesc.br.

Sergio Israel Levemfous, Universidade Estadual de Santa Cruz

Prof. Dr. em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular de Língua Francesa vinculado ao Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, BA, Brasil. E-mail: silevemfous@uesc.br.

Publicado
2024-12-18
Seção
Artigos