A competência intercultural e a sua aplicação no curso LEA-NI: uma análise comparativa entre PAC e PPC

  • Phyetro Miranda Habib Bomfim Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Camila Alves Gusmão
Palavras-chave: Competência Intercultural, LEA-NI (Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, Currículo acadêmico, Interculturalidade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar a presença da competência intercultural nos documentos oficiais do curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações internacionais da UESC. Para tanto, esta pesquisa documental analisará o antigo Projeto Acadêmico Curricular (PAC, 2011); o novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC, 2020), buscando identificar pontos fortes e desafios de cada modelo e como a competência intercultural está presente neles. Os resultados obtidos comprovam a presença da abordagem da interculturalidade no que se refere aos componentes curriculares de língua estrangeira em ambos os documentos, sendo sua presença mais incisiva no PPC (2020). Entretanto, constatou-se uma reduzida presença da competência intercultural no restante da composição do ementário do PPC. Espera-se que a análise comparativa realizada nessa pesquisa possa subsidiar melhorias no currículo no que se propõem a presença e desenvolvimento da competência intercultural, visando a formação de profissionais preparados para atuar em um mundo multicultural e globalizado.

Palavras-chave: Competência Intercultural. LEA-NI (Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais. Currículo acadêmico. Interculturalidade.

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Publicado
2024-12-18
Seção
Artigos