Understanding the term "Work" Compreensão do termo 'trabalho' entre alunos do curso técnico de Administração do Polivalente.
Resumo
Neste artigo, apresentamos reflexões sobre a sociologia do trabalho, educação profissional e tecnológica no âmbito de uma escola pública de ensino médio integral profissionalizante, mais especificamente do curso técnico em Administração do Colégio Estadual Polivalente de Camacan. O objetivo consiste em compreender em qual nível o termo ‘trabalho’ está imbricado nos alunos que compõe o corpo discente técnico da escola, captando o ponto de vista das coautoras do projeto. As contribuições teóricas utilizadas são de estudos sobre educação profissional e tecnológica, em especial no campo da educação e trabalho. É apresentada uma metodologia de trabalho participante em todas as esferas da pesquisa, desde sua concepção e idealização até a escrita deste relato de experiência. A abordagem utilizada para captação e aferimento de dados foi qualiquantitativa para maior fiabilidade e qualidade do resultado da pesquisa. O campo de estudo foi delimitado para apenas as dependências da escola. A pesquisa indicou que os alunos têm a compreensão do trabalho muito atrelada ao labor físico e mental e não demonstram compreensão do seu conceito ontológico. Conclui-se que ao final dos grupos focais os alunos participantes mudaram toda sua concepção prévia e acreditam que a compreensão do termo trabalho deve estar presente de forma explícita na didática pedagógica dos cursos técnicos profissionalizantes.
Palavras-chave: Educação Profissional e tecnológica. Escola. Sociologia. Trabalho.
Downloads
Copyright (c) 2024 C@LEA - Cadernos de Aulas do LEA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.