Understanding the term "Work" Compreensão do termo 'trabalho' entre alunos do curso técnico de Administração do Polivalente.

  • Jonata Santos Rosa UESC
  • Ramon S. Camarinho IFSuldeMinas
  • Ezaíne S. Santos Colégio Estadual Polivalente de Camacan
  • Lindissay A. Silva Colégio Estadual Polivalente de Camacan
  • Stéfani Magno Cardoso Colégio Estadual Polivalente de Camacan
  • Thayla M. Silva Colégio Estadual Polivalente de Camacan
  • Vitória S. Oliveira Colégio Estadual Polivalente de Camacan
Palavras-chave: educação profissional e tecnológica, Trabalho e Educação, Sociologia do Trabalho, Curso Técnico de Administração

Resumo

Neste artigo, apresentamos reflexões sobre a sociologia do trabalho, educação profissional e tecnológica no âmbito de uma escola pública de ensino médio integral profissionalizante, mais especificamente do curso técnico em Administração do Colégio Estadual Polivalente de Camacan. O objetivo consiste em compreender em qual nível o termo ‘trabalho’ está imbricado nos alunos que compõe o corpo discente técnico da escola, captando o ponto de vista das coautoras do projeto. As contribuições teóricas utilizadas são de estudos sobre educação profissional e tecnológica, em especial no campo da educação e trabalho. É apresentada uma metodologia de trabalho participante em todas as esferas da pesquisa, desde sua concepção e idealização até a escrita deste relato de experiência. A abordagem utilizada para captação e aferimento de dados foi qualiquantitativa para maior fiabilidade e qualidade do resultado da pesquisa. O campo de estudo foi delimitado para apenas as dependências da escola. A pesquisa indicou que os alunos têm a compreensão do trabalho muito atrelada ao labor físico e mental e não demonstram compreensão do seu conceito ontológico. Conclui-se que ao final dos grupos focais os alunos participantes mudaram toda sua concepção prévia e acreditam que a compreensão do termo trabalho deve estar presente de forma explícita na didática pedagógica dos cursos técnicos profissionalizantes.

Palavras-chave: Educação Profissional e tecnológica. Escola. Sociologia. Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonata Santos Rosa, UESC

Bacharel em Administração – UNOPAR e em LEA-NI – UESC, Especialista em Marketing Digital - UNOPAR, Docente na área de Educação Profissional e Tecnológica.

Ramon S. Camarinho, IFSuldeMinas

área de Educação Profissional e Tecnológica. jhonatha_jpshow@hotmail.com.
2Bacharel em Administração – UFRRJ, Especialista em Docência na EPT – IFSuldeMinas, Especialista em Tecnologias para EPT– IFSC, Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – IFSuldeMinas.

Ezaíne S. Santos, Colégio Estadual Polivalente de Camacan

Estudante do curso técnico de Administração do Colégio Estadual Polivalente de Camacan.

Lindissay A. Silva, Colégio Estadual Polivalente de Camacan

Estudante do curso técnico de Administração do Colégio Estadual Polivalente de Camacan.

Stéfani Magno Cardoso, Colégio Estadual Polivalente de Camacan

Estudante do curso técnico de Administração do Colégio Estadual Polivalente de Camacan.

Thayla M. Silva, Colégio Estadual Polivalente de Camacan

Estudante do curso técnico de Administração do Colégio Estadual Polivalente de Camacan.

Vitória S. Oliveira, Colégio Estadual Polivalente de Camacan

Estudante do curso técnico de Administração do Colégio Estadual Polivalente de Camacan.

Publicado
2024-12-18
Seção
Artigos