Língua espanhola e culturas hispânicas para profissionais do turismo: o Mercado de Artesanato de Ilhéus

  • Mayara Santos Trindade de Paz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ludmila Scarano Barros Coimbra Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Língua Espanhola. Turismo. Mercado de Artesanato. Extensão. Ensino.

Resumo

O turismo é uma atividade econômica relevante que gera empregos e renda, sendo organizado em uma variedade de segmentos e subsegmentos. Na região da Costa do Cacau, a cidade de Ilhéus se destaca como destino turístico, oferecendo segmentos como o Turismo de Sol e Praia, o Turismo Cultural e o Turismo Cacaueiro. Esses segmentos e subsegmentos conferem à cidade uma imagem única como destino turístico. Nesse contexto, os profissionais do Mercado de Artesanato desempenham um papel fundamental, já que têm contato direto com os turistas que escolhem a cidade como destino. Com base nisso, foi conduzida uma pesquisa no setor de artesanato, visando identificar as principais nacionalidades dos turistas atendidos, compreender o nível de proficiência em língua espanhola dos(as) profissionais que ali trabalham e mapear as principais expressões utilizadas nesse ambiente. Com os resultados obtidos, foi planejado um curso de quatro aulas para fornecer aos profissionais conhecimentos básicos do idioma e aspectos culturais, aprimorando, assim, o atendimento aos(às) clientes.

Palavras-chave: Língua Espanhola. Turismo. Mercado de Artesanato. Extensão. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-18
Seção
Artigos