Cooperação internacional descentralizada: oportunidades e desafios para municípios

Palavras-chave: Relações Internacionais. Paradiplomacia. Internacionalização.

Resumo

O objetivo deste trabalho é explorar as oportunidades e os desafios para a atuação municipal em cooperação internacional descentralizada (CID), entendida como iniciativas de cooperação estabelecidas por entes subnacionais. Enquanto as abordagens clássicas da cooperação internacional, no âmbito das Relações Internacionais concentram-se no papel dos Estados nacionais como protagonistas, o conceito de cooperação internacional descentralizada considera a atuação de atores como municípios, estados federados e outras instituições nos processos cooperativos. Por meio de um levantamento nos trabalhos publicados nos anais do evento de referência do campo das Relações Internacionais no Brasil (Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais), entre 2007 e 2023, busca-se responder à pergunta: quais as oportunidades e os desafios para a cooperação internacional descentralizada nos municípios? Quanto à metodologia, a pesquisa adota a abordagem qualitativa, por meio da consulta a fontes bibliográficas com a finalidade exploratória. Os resultados sugerem que as oportunidades consistem na identificação de intersecções entre o plano de gestão local e as agendas internacionais, e que os principais desafios estão no planejamento estratégico de tais ações e na sua institucionalização e operacionalização no âmbito local. Nota-se, ainda, que persiste uma relativa carência nas discussões sobre as relações internacionais dos municípios do interior do Brasil.

Palavras-chave: Relações Internacionais. Paradiplomacia. Internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Schimanski, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Docente e Pesquisadora vinculada ao Bacharelado em Relações Internacionais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas-RS-Brasil.

Luana Menezes, Universidad Autónoma de Madrid

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestranda em Estudos Árabes e Islâmicos Contemporâneos da Universidad Autónoma de Madrid, Madrid - Espanha.

Nataniele Paim Schmutz, Universidade Federal de Pelotas

Estudante do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas-RS-Brasil. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa para Jovens Cientistas (PBIP-JC/UFPel) (2022-2023), no âmbito do Projeto Cidades-Irmãs (4650).

Publicado
2024-12-17
Seção
Artigos