A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE ENTRETENIMENTO COREANO NO BRASIL

  • Sarah Lays Saraiva Grangeiro Universidade Estadual do Ceará

Abstract

A globalização trouxe uma série de benefícios para o mundo, dentre eles o compartilhamento de novas tecnologias e a disseminação de culturas e costumes. Através do marketing de entretenimento, essa divulgação cultural é melhor alcançada devido a ferramentas utilizadas que atraem a atenção dos consumidores. A cultura coreana nas duas últimas décadas tem se tornado tendência mundial a ser seguida, especialmente pelo Brasil, país o qual tem registrado nos últimos anos elevado crescimento pelo consumo de produtos e serviços asiáticos, especialmente relacionados à Coreia do Sul. A inserção dessa cultura se deu através dos k-dramas, k-pop, culinária distinta da típica brasileira, costumes e moda. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as mudanças de costumes dos brasileiros devido à influência do marketing de entretenimento coreano. A pesquisa foi realizada através de estudo bibliográfico e indutivo através de plataformas de streaming, estudo da culinária e do idioma. Chegou-se ao resultado de que devido à influência do marketing de entretenimento coreano, muitos brasileiros já aderiram aos costumes asiáticos, através do consumo de pelo menos uma das variáveis analisadas.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2022-02-09