PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) EM ESPAÇO FRANCÊS:

LA ROCHELLE (FRANÇA METROPOLITANA) E SAINT GEORGES DE L’OYAPOCK (GUIANA FRANCESA)

  • Romário Ferreira Pinto Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Jane Voisin Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o sistema educativo francês com relação ao estudo de Português Língua Estrangeira (PLE) tomando por base os casos da Université de La Rochelle (ULR), na França Metropolitana, e do Collège Constant Chlore, na Guiana Francesa. Buscamos considerar este tema no contexto de desenvolvimento, difusão e promoção do estudo de PLE a fim de evidenciar suas possíveis contribuições para a cooperação bilateral franco-brasileira. A questão aqui tratada resulta de dois programas de mobilidade (acadêmica e profissional) que permitiram a coleta de dados e a observação in loco: o Estágio I de Vivência Linguística – fruto do convênio acadêmico entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a ULR –, seguido do Estágio II de Vivência Profissional no Collège Constant Chlore – este realizado no âmbito do programa de Assistentes de Línguas Estrangeiras na Guiana Francesa. Assim, pudemos perceber a progressão e o fio condutor do ensino de PLE no espaço francês partindo do ensino secundário, passando pelo ensino superior e abrindo o vislumbre de sua aplicação em âmbito profissional com inserção internacional. O presente trabalho, construído com informações preliminares que poderão servir de apoio a pesquisas posteriores sobre os processos envolvendo o PLE, aponta para a possibilidade de atuação do egresso do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais nesse campo do conhecimento.

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Publicado
2014-11-03
Seção
Artigos