CONSULTORIA E EMPREENDEDORISMO:

UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA

  • Cheila Tatiana de Almeida Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Antônio Oscar Santos Góes Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

O consultor representa um contributo maior para o gerenciamento de empresas. A consultoria serve para sair de um modelo baseado na experiência para uma estrutura mais profissionalizada. Os donos de empreendimentos, no contexto econômico e competitivo, necessitam de um expert para auxiliar na administração das organizações. Sendo assim, este artigo tem como objetivo geral discutir como as estratégias da consultoria empresarial podem fortalecer a iniciação e o desenvolvimento de negócios empreendedores. A metodologia trabalhada foi bibliográfica, com características da pesquisa básica, exploratória, qualitativa. O trabalho refletiu a temática empreendedora com recorte de consultoria empresarial. Além disso, a informação também foi catalogada por meio do processo telematizado de instituições que fomentam o empreendedorismo. A revisão de literatura utilizada como fundamento abordou o processo empreendedor, estratégias gerenciais, o papel do consultor e micro e pequenas empresas. As reflexões finais expuseram que o empreendedorismo é um modelo de gestão com características próprias que estabelecem novos desafios e competitividade, além de perfis inovadores, criativos e agressivos do gestor. Já as estratégias servem para fortalecer o gerenciamento organizacional. O profissional de consultoria propicia uma melhor condução das empresas quando auxilia os procedimentos administrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-11-20
Seção
Artigos