COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO LEA-NI DA UESC: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO MARKET LEADER
Resumo
O curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, ofertado na Universidade Estadual de Santa Cruz, tem o objetivo de proporcionar um ensino detalhado das línguas inglesa, francesa e espanhola e suas culturas, sob uma perspectiva comunicativa. Além disso, deve preparar o estudante para, entre outras competências, o desempenho de negociações internacionais. Desse modo, a presente pesquisa visa verificar se o livro didático, que é frequentemente a principal ferramenta utilizada em sala de aula, auxilia no desenvolvimento da comunicação oral em língua estrangeira, sendo essa uma das habilidades necessárias ao negociador internacional. Para tanto, foi escolhida a coleção de livros didáticos Market Leader de língua inglesa, utilizada no curso LEA-NI da UESC. Esta é uma pesquisa qualitativa e interpretativista de cunho bibliográfico. Para tratar da importância da comunicação e para definir competência comunicativa, autores como Hymes (1979), Leffa (1988), Larsen-Freeman (2000) e Oliveira (2013) serviram de base; para entender o papel do livro didático, Vilaça (2009) e Richards (1995); e para analisar as atividades dos livros, o diagrama de Littlewood (2004). Ao final, observou-se que, com uma utilização consciente do professor, os livros são capazes de proporcionar um desenvolvimento eficaz das habilidades de comunicação oral em língua inglesa.
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Referências
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