INGLÊS COMO LÍNGUA INTERNACIONAL E O CURSO LEA-NI DA UESC: UM ESTUDO DO LIVRO MARKET LEADER ELEMENTARY
Resumo
A língua inglesa adquiriu, há algumas décadas, o status de língua internacional, uma vez que é usada para comunicação entre indivíduos de diferentes nacionalidades, além de ser a língua utilizada em grande parte das relações comerciais e diplomáticas, dentre outras funções. Ao observarmos o perfil do aluno a ser formado no curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais – LEA-NI, da Universidade Estadual de Santa Cruz, entendemos que esse profissional precisa aprender esse idioma nesta perspectiva, visto que precisará negociar com pessoas de muitas nacionalidades diferentes. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho consiste em verificar se a língua inglesa é tratada numa perspectiva de língua internacional no livro didático adotado para o ensino de língua inglesa no primeiro semestre do curso LEA-NI da UESC. Especificamente, pretendemos compreender o conceito de Inglês como Língua Internacional e refletir sobre a importância do estudo do inglês numa perspectiva de língua internacional para a formação do profissional de LEA-NI. Este trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo como principais referências: Smith (1981), Kachru (1982), Crystal (2003), McKay (2002), Leffa (2002) dentre outros. Neste estudo, após análise do livro didático Market Leader Elementary, a partir da identificação das ocorrências nas quais falantes de outras línguas utilizam-se do inglês para se comunicarem, verificamos que o material didático em questão não atende satisfatoriamente os conceitos elencados no texto sobre o Inglês como língua Internacional.
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Referências
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