BREXIT: UNE ANALYSE DES PROBABLES CONSEQUENCES DE CE PHENOMENE SUR LES RELATIONS DE COMMERCE ENTRE LE ROYAUME-UNI ET L’UNION EUROPEENNE

  • Márcio dos Santos de Sousa Universidade Estadual de Santa Cruz
  • José Vinícius Braga Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

A decisão dos britânicos em deixar uma organização importante e singular como a União Europeia é um dos fatos mais curiosos da atualidade e que gera muitas incertezas quanto às futuras relações comerciais entre o Reino Unido e a UE. Desde que ativou o Artigo 50º do Tratado da União Europeia, que trata da saída de um Estado-Membro do bloco, uma vez que ele manifeste tal desejo, o Reino Unido, juntamente com a UE iniciaram um longo processo de negociações, a fim de garantir a integridade dos interesses de ambas as partes por meio de um Brexit pacífico, no entanto, muitas diretrizes precisam ser discutidas e negociadas, principalmente àquelas relacionadas às relações comerciais entre os dois, desta forma, para entender esses pontos tomou-se como base a análise bibliográfica de autores como Seitenfus (2005) e Herz, Hoffman e Tabak (2015) a fim de compreender o que faz da União Europeia uma organização internacional e como a saída de um Estado-Membro  como o Reino Unido é preocupante para o bloco, além disso, buscou-se, por meio de análise documental de dados fornecidos principalmente pela UE e pelo Conselho Europeu, entender o Brexit e as suas prováveis consequências nas relações de comércio entre o Reino Unido e a União Europeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BBC. Brexit: Comment peut-il affecter le Royaume-Uni et l’Union européenne? 2016. Disponible sur: < https://www.bbc.com/> Consulté le 05 Mai 2018.

COMISSION EUROPEENNE (2018). Union européenne: Qu’est-ce que c’est et Qu’est-ce qu’il fait. Luxemburg: Publication de l’Union européenne, 60 p.

CONSEIL EUROPEEN. Brexit: le Conseil (article 50) adopte des directives de négociation concernant la période de transition. Bruxelles, 2018. Disponible sur: <http://www.consilium.europa.eu> Consulté le 17 Juin 2018.

CONSEIL EUROPEEN. Brexit. Bruxelles, [s.d.]. Disponible sur: <http://www.consilium.europa.eu> Consulté le 23 Mai 2018.

EL PAIS. O que é o ‘Brexit’? Disponible sur: <https://brasil.elpais.com> Consulté le 09 Juin 2018.

EUPPORTUNITY. Brexit: L’essentielle sur la sortie du Royaume-Uni de l’Union européenne. Bruxelles, 2016. Disponible sur: <http://www.eupportunity.eu> Consulté le 28 Mai 2018.

GOMES, Maria Paulina. Orientações para elaboração de artigos científicos. Rio de Janeiro, 2016. 16 p.

HERZ, M.; HOFFMANN, A. R.; TABAK, J. Organizações Internacionais: história e práticas [2a. ed. revista e atualizada]. 2a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PECEQUILO, Cristina S. A União Europeia: Os Desafios, a Crise e O Futuro Da Integração. Rio de Janeiro: Elsevior, 2014.

SEITENFUS, Ricardo. Manual das organizações internacionais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

TREVIZAN, Karina. Veja 5 possíveis impactos econômicos da saída do Reino Unido da UE. In. G1. 2016. Disponible sur: <http://g1.globo.com> Consulté le 20 Juin 2018.

UNION EUROPÉENNE. Royaume-Uni. Disponible sur: <https://europa.eu> Consulté le 20 Avril 2018.

Publicado
2018-12-14
Seção
Artigos