PRÁTICAS INTERATIVAS DE APRENDIZADO: AS SIMULAÇÕES DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NOS CURSOS LEA

Resumo

É crescente a utilização de metodologias de aprendizado ativo na formação acadêmica de estudantes das mais variadas áreas do conhecimento, entre elas, das simulações ou role-playing simulations. Este artigo propõe uma discussão em torno dos desafios e das possibilidades da utilização de tais atividades enquanto ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem das negociações internacionais nos cursos de graduação LEA. Com base na experiência do autor e na análise de literatura especializada sobre o tema, investiga-se em que medida as simulações podem ser consideradas verdadeiros ativos pedagógicos na consecução deste objetivo. Conclui-se pela factibilidade do emprego adaptado de tais práticas interativas com múltiplos ganhos pedagógicos, assim como pela desejabilidade em torno do emprego complementar de simulações com métodos mais tradicionais de ensino.

Palavras-chave: Simulações. Role-playing simulations. Aprendizado ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizeu Santiago Tavares de Sousa, CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca)
Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ) e Visiting Fellow na Harvard University; mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio). Graduado em Relações Internacionais pela UNESA. Atualmente é professor de Relações Internacionais do CEFET/RJ.

Referências

ASAL, V. Playing Games with International Relations. In: International Studies Perspectives, Malden/Oxford, v. 6, n. 3, p. 359-373, 2005.

BASTAKI, M. Model United Nations and the perception of global citizenship, for Greek senior high school students. In: CUNNINGHAM, P. (Ed.). Identities and Citizenship Education: Controversy, crisis and challenges. London: CiCe, 2013.

BIGGS, J.; ANG, C. Teaching for Quality and Learning at University: What the Student Does. Maidenhead: Society for Research into Higher Education and Open University Press, 2007.

CLAYTON, G.; GIZELIS, T. Learning through simulation or simulated learning? An investigation into the effectiveness of simulations as a teaching tool in higher education. Bisa Paper, 2017. Disponível em

https://www.bisa.ac.uk/files/Prizes/ClaytonGizelisBISAPAPER.pdf. Acesso em 28 de julho de 2017.

CRAMPTON, A.; MANWARING, M. Shaping the context, meaning, and effectiveness of negotiation simulations: teaching and training insights. In: HARVARD/PON (org.). Understanding the Impact of Role-Play Simulations. Cambridge: PON, 2014.

HALE, S. Case based learning: a review of good practice. In: FDTL Case Based Learning in Politics, 2005. Disponível em http://www2.hud.ac.uk/hhs/cps/cbl/RoGP.pdf. Último a acesso em 28 de julho de 2017.

Hale, S. Politics and the real world: a case study in developing case-based learning. In: European Political Science, v. 5, n. 1, p. 84-96, 2006.

HAZLETON, W.A.; JACOB, J.E. Simulating international diplomacy: the national model united nations experience. In: Teaching Political Science, v. 10, n. 2, p. 89-99, 1983.

KAUNERT, C. The European union simulation: from problem-based learning (PBL) to student interest. In: European Political Science, v. 8, n. 2, p. 254-265, 2009.

KOLB, D. Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development, Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1985.

KOLB, D. Learning Style Inventory, Boston: McBer and Co, 1984.

KUEHL, W.F.; DUNN, L. Keeping the Covenant: American Internationalists and the League of Nations. Kent: Kent State University Press, 1997.

MULDOON, J.P. The Model United Nations revisited. In: Simulation and Gaming, v. 26 n. 1, p. 27-35, 1995.

NEWMANN, W.W.; TWIGG, J.L. Active engagement of the intro IR student: a simulation approach. In: Political Science and Politics, v. 33, n. 4, p. 835-842, 2000.

O’NEIL, C. The enduring effects of classic negotiation games: lessons learned from the best-sellers. In: HARVARD/PON (org.). Understanding the Impact of Role-Play Simulations. Cambridge: PON, 2014.

OBENDORF, S.; RANDERSON, C. Evaluating the model united nations: Diplomatic simulation as assessed undergraduate coursework. In: European Political Science: EPS, v.12, n. 3, p. 350-364, 2013.

SILVIA, C. The Impact of Simulations on Higher-Level Learning. In: Journal of Public Affairs Education, Washington, v. 18, n. 2, 2012.

SIMPSON, A.W.; KAUSSLER, B. IR teaching reloaded: using films and simulations in the teaching of international relations. In: International Studies Perspectives, v. 10, n. 4, p. 413-427, 2009.

SUSSKIND, L. Transforming high-stakes policy negotiations: understanding the impact of role-play simulations. In: HARVARD/PON (org.). Understanding the Impact of Role-Play Simulations. Cambridge: PON, 2014.

UNITED NATIONS ASSOCIATION OF THE UNITED STATES OF AMERICA. Five things you should know about model UN (2012). Disponível em: http://www.unausa.org/global-classrooms-model-un/about-global-classrooms-model-un/five-things-you-should-know-about-global-classrooms-model-un. Acesso em 29 de julho de 2017.

WEIR, K.; BARANOWSKI, M. Simulating history to understand international politics. In: Simulation and Gaming, v. 42, n. 4, p. 441-461, 2011.

WILLIAMS, E. Student attitudes towards approaches to learning and assessment. In: Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 17, n. 1, p. 45-58, 1992.

WOODWORTH, J; GUMP, W. R.; FORRESTER, J. R. Camelot: A Role-Playing Simulation for Political Decision Making. 5 ed. Boston: Cengage Learning, 2005.

Publicado
2017-12-14
Seção
Artigos