O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS

Compromisso dos autores na submissão

Número de autores: a RLAHIGE reserva-se o direito de não aceitar trabalhos com mais de 03 autores.

Os trabalhos devem ser originais. Ao enviarem seu texto para avaliação, os autores se comprometem a preservar o caráter inédito do mesmo. Em casos especiais (trabalhos históricos, relevantes ou de resgate, devido à exiguidade dos periódicos originais) os trabalhos poderão ser aceitos, após avaliação do Conselho Editorial.

Os textos submetidos para avaliação e publicação não poderão ser retirados por seus autores sem a concordância da Editoria da Revista.

O conteúdo dos textos é de exclusiva responsabilidade dos autores, não cabendo à Revista responder por qualquer implicação legal.

O texto não apresenta nenhuma referência que permita identificar seus autores, garantindo as condições para uma avaliação cega por pares.

Nome e Informações de autores devem ser enviados em arquivo complementar, no trabalho a ser avaliado não deve constar identificações.

Os trabalhos aceitos somente serão publicados após o(s) autor(es) preencher(em) a declaração de consentimento, que lhe será enviada.

É de responsabilidade dos autores a correção ortográfica e gramatical, a revisão da digitação, bem como a formatação do texto, conforme as orientações aqui explicitadas. O Conselho Editorial reserva-se o direito de realizar eventuais alterações nos originais com a finalidade de manter a homogeneidade e qualidade deste periódico sem que seja necessário submeter tais remodelações à aprovação dos autores.

Instruções iniciais

Os trabalhos são recebidos em fluxo contínuo e devem ser enviados, exclusivamente, pelo sistema SEER/OJS. Para isso, o autor deverá acessar o endereço eletrônico em: https://periodicos.uesc.br/index.php/rlahige/index e preencher o cadastro.

Digite seu nome de maneira completa e sem abreviações (atenção: não preencha o quadro “pronome de tratamento”, deixe-o em branco); preencha de maneira completa, também, os quadros “instituição/afiliação” e “resumo da biografia” (pode ser o resumo do currículo Lattes).

Certifique-se de ter preenchido todos os quadros corretamente e salve as informações (botão verde “cadastrar”). Em seguida, acesse o sistema (digitando seu login e senha através da aba “ACESSO”) e siga as instruções para iniciar a nova submissão. Não se esqueça de salvar e continuar a cada página.

No ato da submissão, o autor deverá atentar para o item “escolha uma seção...”, classificando seu trabalho de acordo com as seguintes seções:

Artigos: compreende trabalhos que contenham relatos completos de estudos e pesquisas, matéria de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas. O artigo completo deve ter extensão mínima de dez e máxima de vinte e cinco páginas.

Resenhas: apreciação, análise crítica e descritiva de obras recém-lançadas. A resenha deve ter extensão entre três e dez páginas. Serão aceitas resenhas de obras publicadas há no máximo cinco anos.

Relatos de experiências e práticas: textos descritivos, narrativos ou reflexivos sobre experiências e práticas educacionais vivenciadas, podendo trazer apontamentos e impressões pessoais, com redação livre a critério do gosto, preferência, criatividade ou estilo do autor, respeitando as normas da língua escrita e com clareza de ideias. O autor deve apresentar o contexto da experiência ou prática relatada. O texto deve ter extensão entre três e dez páginas, podendo incluir figuras e, obrigatoriamente, as referências se forem feitas citações.

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Os textos devem seguir as orientações abaixo:

  • Digitados no processador Microsoft Word 2007 ou superior;
  • Espaçamento 1,5;
  • Fonte Arial corpo 12;
  • Margens normais (sup. e inf. 2,5cm; esq. e dir. 3cm);
  • Alinhamento, justificado;
  • Modelo de papel A4 (210 x 297 mm);
  • Tamanho máximo do documento: 5.000 KB.

O título dos trabalhos deve ser centralizado negrito, em fonte Arial corpo 14, todas as letras maiúsculas, bem como, se houver, o subtítulo, separado do título por dois pontos, com espaçamento simples.

Abaixo do título, um espaço em branco e em seguida os nomes completos do(os) autor(es) (máximo de três),  em linhas separadas, espaçamento simples, tamanho 12, alinhamento à direita, com chamada para nota no rodapé da página com as informações essenciais sobre os mesmos (maior titulação e área, vínculo institucional atual, endereço de correio eletrônico).

Além do texto principal, que deverão constar no documento logo abaixo do título, Resumo e Abstract (ou Resumé) e palavras-chave.  Resumo, Abstract e palavras-chave são exigidos apenas para os artigos científicos.

RESUMO (maiúsculas, fonte Arial corpo 12, à esquerda) com extensão entre 100 e 250 palavras, espaçamento simples, justificado.

Palavras-chave, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, (negrito), devem ter entre três e cinco termos, iniciados por letra maiúscula, separados por um ponto, sem repetir palavras do título.

 (três espaços simples entre os títulos)

Título em inglês: antecede o abstract, letras iniciais maiúsculas centralizadas e em Itálico (sem negrito), fonte Arial corpo 12, espaçamento simples.

(três espaços simples)

Título em espanhol: antecede o resumen, letras iniciais maiúsculas centralizadas e em Itálico (sem negrito), fonte Arial corpo 12, espaçamento simples. 

Palavras-chave (até 5) em português, inglês (Key-words) ou espanhol ( Palabras clave ). Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado.

As figuras, tabelas e gráficos, devem estar inseridas no corpo do artigo e respeitar as medidas máximas de 21 x 27,5 cm. Caso seu arquivo seja superior a 2 MB procure enviar as figuras separadamente como "arquivo suplementar". Caso as figuras sejam enviadas separadas do corpo do texto é necessário indicar o local para inserção.

Nas referências devem constar todas e apenas as obras citadas no texto e conforme a NBR-10520:2001 da ABNT. As Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (SILVA, 1995, p.43) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Santos (1995, p.43). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (SANTOS, 1995a, p.40).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.