Foco e Escopo

A Revista Geografia Grapiúna é um periódico semestral vinculado ao Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História e Geografia - LAHIGE, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. O foco inclui estudos geográficos  e reflexões sobre a realidade local e suas interações em outras escalas e diversas áreas do conhecimento, com o objetivo principal de difundir a produção científica geográfica. A revista está aberta para receber trabalhos inéditos sob diferentes abordagens teórico-metodológicas, para avaliação e possível publicação. Os trabalhos podem ser fruto de pesquisas acadêmicas realizadas individualmente ou em grupo, práticas pedagógicas e reflexões docentes, estudos teóricos e bibliográficos, monografias e trabalhos de conclusão de curso, projetos de ensino e extensão universitária, dissertações e teses, pautados em seus méritos acadêmico e científico. A Revista Geografia Grapiúna tem  como  propósito integrar projetos de pesquisas e pesquisadora/es por meio da criação/manutenção de uma plataforma gratuita de rede de estudos  em benefício da produção intelectual e científica para a comunidade geográfica e áreas afins.

 

Áreas de interesse

Geografia; Geografia e Educação e áreas afins

 

Periodicidade

Semestral

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos são submetidos à apreciação anônima de pelo menos dois pareceristas (sistema double blind review). No caso de pareceres contraditórios,o manuscrito será submetido a uma  terceira avaliação.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Histórico do periódico

O periódico foi intitulado Revista do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História e Geografia - RLAHIGE, até o v. 3 n. 4 (2023). A partir do v. 4 n. 5 (2024) a revista recebeu novo título, passando a ser denominado Geografia Grapiúna, trazendo em seu novo título aspectos da identidade regional sul baiana delineados pelas gentes, histórias e geografias que constituem esses territórios. Tal mudança se justifica pela percepção da necessidade de expandir seu escopo e abordar uma variedade mais ampla de temas relacionados à geografia e à realidade local.

O projeto do periódico, que foi elaborado em 2018, se concretizou em março de 2021, com a publicação do v. 1 n. 1 (2021): “Geo-história: passos, compassos e percursos do/no Laboratório de Ensino de História e Geografia – LAHIGE”.  Três anos após o lançamento do primeiro número da revista, é com satisfação que anunciamos o novo nome, Geografia Grapiúna que propõe uma visão mais ampla e interligada, englobando análises geográficas e reflexões sobre o contexto local e suas conexões com diferentes campos do saber.

 

Consideramos importante mencionar que até o v. 3 n. 3 (2023)/ o ISSN válido é  2965-0887. A partir do v. 4 n. 5 (2024), será atribuído outro ISSN.