A influência da Economia Comportamental na escolha do consumidor: o caso da Chevrolet no município de Itabuna, Bahia.

  • Daiana Brito dos Santos Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA
  • Elenildes Santana Pereira Universidade Estadual de Santa Cruz – DCEC/UESC
  • Marianne Costa Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz – DCEC/UESC

Resumo

No campo da economia, os consumidores se deparam com um trade-off de consumo para maximizar suas utilidades,  não caracterizando tarefa simples entender os fatores que norteiam suas escolhas. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar as decisões do consumidor de automóvel novo da empresa Chevrolet do Município de Itabuna-Bahia, sob a perspectiva da Economia Comportamental. Convém ressaltar que o presente estudo não busca contrapor a racionalidade estrita da Teoria do Consumidor. Mas, busca evidências da influência da Economia Comportamental no processo decisório. Para isso, buscou-se especificamente: i) Identificar o perfil socioeconômico dos consumidores; ii) Investigar a influência das emoções positivas e negativas no momento da compra e, iii) Examinar o comportamento dos consumidores diante de situações de risco e incertezas na compra do automóvel.  A partir de uma pesquisa exploratória e descritiva, os resultados obtidos confirmaram que os consumidores não são totalmente racionais e que são influenciados por fatores comportamentais, inclusive utilizando-se muitas vezes de regras heurísticas da Economia Comportamental para tomar suas decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Brito dos Santos, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA
Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA
Elenildes Santana Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz – DCEC/UESC
Professora Assistente do Departamento de Ciências Econômicas / Universidade Estadual de Santa Cruz – DCEC/UESC
Marianne Costa Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz – DCEC/UESC
Professora Assistente do Departamento de Ciências Econômicas / Universidade Estadual de Santa Cruz – DCEC/UESC

Referências

BERNSTEIN, P. L. Desafio aos deuses: a fascinante história do risco. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CARVALHO, E. Os investidores nem sempre são racionais. Portal Exame. Seção: Guia do investidor, set. 2006. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/os-investidores-nem-sempre-sao-racionais-m0107501> Acesso em 10 dez. 2011.

CHEVROLET´S Corporation (on-line). Disponível em:< http://www.chevrolet.com.br/Universo-Chevrolet/sobre-a-gm/a-companhia.html. Acesso em 20 dez jan. 2011.

GIANINI, T.; ONAGA, M.; MARANHÃO, T. Uma nova era para as montadoras. Revista Exame. Ed. Abril, n. 7, abr. 2009. Disponível em: <http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0941/negocios/nova-era-montadoras-449763.html> Acesso em 10 ago. 2010.

GIL, A. C. Como Elabora Projetos de Pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRUPO BRANDÃO, História do Grupo Brandão. Disponível em:< http://www.grupobrandao.com.br/historia.php> Acesso em dez 06 dez. 2011.

KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. Prospect Theory: an analysis of decisive under risk. Econometrica, NEW York, v. 47, n. 2, p. 262-291, March 1979.

KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. Choices, values and frames. American Psychologist, v.39, n. 4, p. 341-350, 1984.

LANDVOIGT, D. C. Estudo das Finanças Comportamentais: o caso dos investidores em uma agencia bancária. 2007, 77f. (Monografia) Administração. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

MACEDO, J. S. Teoria do Prospecto: Uma investigação utilizando simulação de investimentos. 218f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2003.

PEREIRA, E. S. Formação de Preços e Finanças Comportamentais: um estudo empírico no mercado futuro de cacau. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Economia) João Pessoa (PB): UFPB, 2009.

RICHARDSON, R. J. e Colaboradores. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SHILLER, R. J. Exuberância irracional. São Paulo: Makron Books, 2000.

SIMON, H. A. A Behavioral Modelo of Rational Choice. The Quarterly Journal of Economics, vol 69, nº 1. Feb. 1955.

SIMON, H. A. Rationality in Psychology and Economics. The Journal of Business, p.S209-S224, Vol.59, No.4, Parte 2, out. 1986.

THALER, R. H. The end of behavioral finance. Financial Analyst Journal, v.55, n.6, p.12-17, nov./dec. 1999.

VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

YOSHINAGA, C. E.; OLIVEIRA, R. F.; SILVEIRA, A. D. M.; BARROS, L. A. B. Finanças comportamentais: uma introdução. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 25-35, setembro 2008.

ZINDEL, M. L. Finanças Comportamentais: Porque as pessoas são impacientes com o lucro e tolerantes com o prejuízo. Notas de aulas, Engenharia de Produção: UNB. 2010 Disponível em: <http://www.ini.org.br/ini/site/palestras/Palestra_Conhe.pdf> Acesso em maio 2010.

Publicado
2017-06-30