A influência da Economia Comportamental na escolha do consumidor: o caso da Chevrolet no município de Itabuna, Bahia.
Resumo
No campo da economia, os consumidores se deparam com um trade-off de consumo para maximizar suas utilidades, não caracterizando tarefa simples entender os fatores que norteiam suas escolhas. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar as decisões do consumidor de automóvel novo da empresa Chevrolet do Município de Itabuna-Bahia, sob a perspectiva da Economia Comportamental. Convém ressaltar que o presente estudo não busca contrapor a racionalidade estrita da Teoria do Consumidor. Mas, busca evidências da influência da Economia Comportamental no processo decisório. Para isso, buscou-se especificamente: i) Identificar o perfil socioeconômico dos consumidores; ii) Investigar a influência das emoções positivas e negativas no momento da compra e, iii) Examinar o comportamento dos consumidores diante de situações de risco e incertezas na compra do automóvel. A partir de uma pesquisa exploratória e descritiva, os resultados obtidos confirmaram que os consumidores não são totalmente racionais e que são influenciados por fatores comportamentais, inclusive utilizando-se muitas vezes de regras heurísticas da Economia Comportamental para tomar suas decisões.
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i) Autores cedem os direitos autorais à Revista Reflexões Econômicas - REC e à Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz - Editus.