ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TÉCNICA DOS MUNICÍPIOS PARAENSES RECEBEDORES DA COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PELA EXPLORAÇÃO MINERAL NO ANO DE 2017

  • Josley Nogueira Nascimento Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Juliana de Sales Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) https://orcid.org/0000-0002-6739-1478
  • Dyeggo Rocha Guedes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) http://orcid.org/0000-0003-3699-4468
Palavras-chave: CFEM, Eficiência, Atividade Econômica, Educação, Saúde

Resumo

O objetivo deste trabalho é mensurar a eficiência técnica dos municípios paraenses arrecadadores dos royalties da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), no ano de 2017, em três áreas: i) atividade econômica; ii) educação, e iii) saúde. Ademais, este trabalho pretende identificar os principais fatores que contribuem para as eficiências encontradas. Para cumprir com esses objetivos, foram utilizados três métodos: Propensy Score Matching; Análise Envoltória de Dados (DEA); e Regressão Truncada com bootstrap. Os resultados alcançados sugerem que a arrecadação da CFEM não é um fator predominante para garantir a eficiência na alocação dos recursos, e isso significa que maiores níveis de receitas públicas não significam necessariamente melhores condições de vida para a população. Além disto, os resultados também indicam que a variável renda é de suma importância para ampliar o acesso aos serviços de educação e saúde de qualidade, e uma possível melhoria da sua distribuição pode contribuir de forma significativa para a redução da pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josley Nogueira Nascimento, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Graduação em Ciências Econômicas (UNIFESSPA).

Juliana de Sales Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutorado em Economia Aplicada (UFV), Mestrado em Economia (UFPE), Graduação em Ciências Econômicas (UFCG). Docente da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Dyeggo Rocha Guedes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutorado em Economia (UFRGS), Mestrado em Economia (UFU), Graduação em Ciências Econômicas (UEFS). Docente da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). 

Publicado
2023-08-24