ECONOMIA MONETÁRIA DE GEORG SIMMEL E O DINHEIRO EM MARX

uma análise de convergência entre modelos explicativos

Palavras-chave: Economia monetária, Simmel e Marx, Grandes e pequenas cidades, Autoconsumo e ganho de capital

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar a possibilidade de convergência entre o modelo de economia monetária de Georg Simmel e o dinheiro na teoria de Karl Marx, partindo de uma formulação exclusivamente teórica. Metodologicamente, usou-se uma revisão de literatura à construção de um modelo explicativo. Os resultados demonstraram que houve uma possibilidade não desprezível entre o modelo de Simmel na perspectiva do espírito das pequenas cidades diante do autoconsumo envolvido no circuito Mercadoria (M) Dinheiro (D) Mercadoria de Marx. Adicionalmente, o Espírito das grandes cidades frente ao circuito Dinheiro Mercadoria e mais Dinheiro (D), respectivamente em Simmel e Marx complementaram esta análise, pois aspectos de teorias tão divergentes permitiram construir, provavelmente, um modelo explicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Gledson e Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Pós-Doutorado, Doutorado e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado e Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto/Efetivo do Departamento de Economia Campus Avançado de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Francisco Danilo da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto/Efetivo do Departamento de Economia do Campus Avançado de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Publicado
2023-08-29