COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE CELULOSE

uma análise de Dados em Painel

Palavras-chave: Exportações de celulose, Vantagem comparativa, Dados em painel

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em analisar o desempenho das exportações de celulose brasileira no período de 2000 a 2018. Neste sentido, utilizou-se os Índices de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (IVCRS), Taxa de Cobertura (TC) e Orientação Regional (IOR), e, além desses, um modelo gravitacional do comércio foi estimado para analisar o impacto de algumas variáveis (PIB, Distância, Desmatamento, Grau de Liberdade Econômica, Taxa de Câmbio e População) no fluxo comercial de celulose com os principais importadores do produto. Os resultados obtidos por meio do modelo estimado indicaram que o PIB do país exportador e importador apresentaram impactos positivos, a distância impacto negativo, e que as variáveis grau de liberdade econômica, taxa de câmbio e população do país exportador impactam positivamente no fluxo comercial bilateral de celulose brasileira. Por fim, a variável de desmatamento da Amazônia Legal Brasileira (ALB) não se demonstrou significativa, apesar de apresentar impacto negativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johannes José Gottseling Schwertner, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Ciências Econômicas (UFSM).

Fernanda Cigainski Lisbinski, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)

Doutoranda em Economia Aplicada (ESALQ-USP), Mestrado em Economia e Desenvolvimento (UFSM), Graduação em Administração (UFSC). 

Júlia Carvalho Vermonde de Araújo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda de Relações Internacionais (UFSM).

Daniel Arruda Coronel, Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Publicado
2023-08-24