Óleos essenciais e desenvolvimento sustentável na Amazônia: uma aplicação da matriz de importância e desempenho

  • Neuler André Almeida Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A Amazônia Legal ao longo de muitos anos vem despertando muito interesse, em virtude das alterações na sua rica biodiversidade, provocado pelo desmatamento e as mudanças climáticas, gerando um estado de grande preocupação por parte daqueles que vivem e dependem dos recursos naturais provenientes da floresta.  Diante do que foi exposto, este estudo tem como abordagem a temática dos óleos essenciais, dentro do contexto da biodiversidade vegetal nos estados do Amazonas e no Pará, que fazem parte dos nove estados que compõe a região conhecida como Amazônia Legal. Este estudo leva em consideração os aspectos do desenvolvimento sustentável proposto por Ignacy Sachs.Tais aspectos foram analisados a partir da Matriz de Importância e Desempenho de Nigel Slack, verificando a possibilidade de uma inserção competitiva nos mercados nacional e internacional de alguns tipos de óleos essenciais da Amazônia Legal de forma sustentável e competitiva, possibilitando a melhoria da qualidade de vida do homem amazônico sem degradar a natureza. A Matriz de Importância e Desempenho identificou que uma boa parte das varáveis analisadas no contexto da sustentabilidade econômica, social e ambiental revelam que o setor de óleos vegetais nos estados do Amazonas e Pará possui alta importância, porém baixo desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuler André Almeida, Universidade do Estado do Amazonas
Neuler André Soares de Almeida Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia - PPG/BIONORTEMestre em Economia do Desenvolvimento - PUCRSGraduado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Referências

BARATA, Lauro E. S.. A economia verde: Amazônia. Cienc.Cult. [online], vol.64, n.3, pp. 31-35. 2012.

BETTO, Luciana; FERREIRA, G. M. Velloso; TALAMINI, Edson. Aplicação da Matriz de Importância e Desempenho no varejo de alimentos: um caso no Rio Grande do Sul. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.4, nº2, p.64-79, 2010.

DIAS, Laine H.; NEVES, LuízR. Ribeiro. Aplicação da matriz importância – desempenho de slack na análise de mercado para empresas de pequeno porte: o caso dos bares da mata da praia – VITÓRIA/ES. Universidade Federal do Espírito Santo. Faculdade de Ciências Contábeis, 2010.

ENRÍQUEZ, G. E. V. Desafios da sustentabilidade da Amazônia: Biodiversidade, cadeias produtivas e comunidades extrativistas integradas. Brasília, Tese de Doutorado: CDS-UNB, p.460. 2008.

HOMMA, A. KingoOyama. Extrativismo vegetal ou plantio: qual a opção para a Amazônia? São Paulo, Estudos Avançados, ed. 26, p.20, 2012.

MORILHAS, Leandro José. Estratégias de operações e a utilização da Matriz Importância x Desempenho: um estudo no setor sucro-alcooleiro. X SEMEAD, Universidade de São Paulo (USP), p. 15, 2007.

NOGUEIRA, C. Empresário goiano vende a arisco aos americanos por meio bilhão de dólares. Revista Veja, ano 33, nº 07, p. 120-121, 2000.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: técnicas para análise de indústrias e concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PORTER, Michael E., Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance. Nova York: Free Press, p. 87, 1989.

SACHS, I. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond 2004

SAMPAIO, Paulo de Tarso Barbosa; SIQUEIRA, J. A. Silva de; COSTA, S.; BRUNO, F. Mauro Souza. Propagação vegetativa por mini estacas de preciosa (Anibacanellila (H. B.K) MEZ). Acta Amaz. [online], vol.40, nº4, pp. 687-692. 2010.

SANTOS, Adailson da Silva. Óleos essenciais: uma abordagem econômica e industrial. Rio de Janeiro: Inter ciências, 2011.

SCHMAL, Bárbara; CAMPOS, E. Almeida; BATISTA, N. J. Márcio; SILVA, R. Valda. Óleos da Amazônia os cheiros da floresta em vidrinhos: manejo comunitário de produtos florestais não madeireiros e fortalecimento local no município de Silves-AM. Manaus: IBAMA/Pro Várzea, 2006, p. 28.

SLACK, Nigel. Vantagem competitiva em manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. São Paulo: Atlas, 2002.

SOUZA, Taelen de Jesus Ferreira et al. Aplicação da Matriz de Importância e Desempenho de Slack em um açougue em Castanhal – PA. XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Fortaleza–CE, p. 19, 2015.

VEIGA Jr, V. F. et al. Controle de autenticidade de óleos de copaíba comerciais por cromatografia gasosa de alta resolução. Química Nova, v. 20.n.6. São Paulo, Nov./Dec. 1997. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em 22/05/2015.

XAVIER, Henrique. Produção de óleos essenciais eleva economia de municípios amazonenses. Disponível em:<http://labf5.blogspot.com.br/2011/06/producao-de-oleos-essenciais-eleva.html>.Acessado em 29 de Julho de 2015

Publicado
2017-06-30