Aglomeração Produtiva de Fruticultura Irrigada na Microrregião do Cariri, Ceará

  • Kilmer Coelho Campos Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0001-7752-2542
  • Francisco Dreno Viana da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Rodrigo Dias Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Resumo

O agronegócio de frutas cearense é de fundamental importância para o País, pois o valor total das exportações corresponde a 11% das exportações brasileiras de frutas. Nessa perspectiva situa-se a proposta de se estudar a existência ou não de arranjo produtivo local de fruticultura irrigada localizado na microrregião do Cariri no estado do Ceará.  Especificamente, objetivou-se identificar e analisar as características empresariais, a estrutura produtiva e as características dos processos de inovação, cooperação e aprendizado dos produtores. Os dados coletados foram de natureza primária. Utilizou-se a técnica de análise tabular e descritiva para caracterização geral da aglomeração. Constatou-se, a não existência de APL na região mas a permanência de uma aglomeração de produtores que desenvolvem experiências de cooperação compartilhadas entre produtores mas poucos geram inovações na atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kilmer Coelho Campos, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Professor Adjunto IV do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Francisco Dreno Viana da Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Professor Assistente do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Rodrigo Dias Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Referências

ALMEIDA, M. B. de; LIMA, R. C.; ROSA, A. L. T. da; GALVÃO, O. de A.; CAMPOS, L. H. R. de. Identificação e avaliação de aglomerações produtivas: uma proposta metodológica para o Nordeste. Recife: IPSA/PIMES, 2003. 280p.

AMARAL FILHO, J. do. Território e inovação: o arranjo produtivo Pingo D’Água. Revista Ciência e Cultura, v. 58, n.01, São Paulo, jan. – mar. 2006. 5p.

AMARAL FILHO, J. do; AMORIM, M.; RABELO, D.; MOREIRA, M. V. C.; ARAÚJO, M. R. de; ROCHA, G.; SCIPIÃO, T. Núcleos e arranjos produtivos locais: casos do Ceará. Anais... do seminário Internacional “Políticas para sistemas produtivos locais de MPME”, REDESIST. Rio de Janeiro – Mangaratiba: mar/2002. 21p.

CAMPOS, K. C. Produção localizada e inovação: o arranjo produtivo local de fruticultura irrigada na microrregião do Baixo Jaguaribe no estado do Ceará. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa/MG, 2008. 167p. Tese (doutorado).

CASSIOLATO, J. E; LASTRES, H.M.M.Inovação, globalização e as novas políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico. In: CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H.M.M. Globalização e inovação localizada:experiências de sistemas locais no Mercosul. Brasília: IBICT/IEL, p.767-800, 1999.

FERREIRA JÚNIOR, H. de M.; SANTOS, L. D. Sistemas e arranjos produtivos locais: o caso do polo de informática de Ilhéus (BA). Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v.10, nº 2, p.411-442, mai. – ago., 2006.

HAIR JR., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 583p.

IBGE. Censo Agropecuário 2006 – Agricultura Familiar. Rio de Janeiro, 2009.

IPECE. Arranjos produtivos locais. Disponível em http://www.iplance.ce.gov.br Acesso em: 11 ago. 2004.

LACERDA, M. A. D. De; LACERDA, R. D. De. O cluster da fruticultura no pólo Petrolina/Juazeiro. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 04, n. 01, 2004. 17p.

LEMOS, C. Micro, pequenas e médias empresas no Brasil: novos requerimentos de políticas para a promoção de sistemas produtivos locais. Rio de Janeiro: IE/UFRJ, 2003. 281p. (Tese de Doutorado)

Publicado
2016-11-26