Interdisciplinaridade na saúde: um instrumento para o sucesso.

  • Isabel Gois Bastos Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Interdisciplinaridade na saúde, relação profissional-paciente, tratamento multiprofissional.

Resumo

O trabalho apresenta uma revisão de literatura, propondo uma reflexão acerca da interdisciplinaridade, seus limites e possibilidades, como instrumento principal na transformação do modelo assistencial vigente para outro que aborde as questões da saúde de uma forma integralizada, fortalecendo as relações médico-paciente e o sucesso dos tratamentos. Foram consultadas inúmeras referências, através de bases de dados como Scielo, EBSCO, BVS, Revista Latino-americana de Enfermagem e a Revista Ciência & Saúde, nas quais são discutidas as interferências de uma equipe multidisciplinar e a relação profissional da saúde-paciente no seu processo de tratamento. Percebeu-se, então, que a interdisciplinaridade no âmbito da saúde assim como a boa relação profissional-paciente é considerada por diversos autores como sendo crucial para a melhor efetividade de tratamento. Nesse sentido, para que a saúde possa ser apreendida em toda a sua dimensão, são necessários saberes capazes de articular dinamicamente as dimensões do social, do psicológico e do biológico. Dessa forma, é necessário haver mudanças no sistema de educação e formação dos profissionais de saúde a fim de promover maior consciência de que a interdisciplinaridade é capaz de beneficiar a todos. Portanto, para que seja possível uma abordagem integralizada, que contemple as múltiplas dimensões presentes nas questões da saúde e contribua para as transformações que se impõem nesse campo, é necessário que a interdisciplinaridade possa fazer sentido na prática cotidiana, ou seja, cada profissional, com seu saber específico, compondo diferentes perspectivas para que se obtenha sucesso nos processos de saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

ARTMAN, E. Interdisciplinaridade no enfoque intersubjetivo habermasiano: reflexões sobre planejamento e AIDS. Ciência e SaúdeColetiva 2001; 6(1):183-95.

ALMEIDA, N. Transdisiplinaridade e saúde coletiva. Ciência e Saúde Coletiva 1997; 2(½): pp 5-20.

MINAYO, M.C.S. Interdisciplinaridade: funcionalidade ou utopia? Ver Saúde e Sociedade, 1994.

PEDUZZI, M. Trabalho em equipe de saúde no horizonte normativo da integralidade, do cuidado e da democratização das relações de trabalho. In: Pinheiro R, Barros MEB, Mattos RA, organizadores. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social (IMS), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), 2007.

CECCIM R.B; FEUERWERKER L.C.M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade.Cad Saude Publica. 2004.

CARNEIRO LEÃO, E. Para uma crítica da interdisciplinaridade. Tempo Bras.,1991.

BIRMAN, J. Apresentação: interpretação e representação na saúde coletiva. Physis-Revista de Saúde Coletiva, v. 1, n. 2, p. 7-22, 1991.

RUFFINO-NETO, A. Qualidade de vida: compromisso histórico da epidemiologia. Saúde em debate, 1992.

SIEBENEICHLER, F. Encontros e desencontros no caminho da interdisciplinaridade. TempoBras, 1989.

Publicado
2017-12-20
Como Citar
Gois Bastos, I. (2017). Interdisciplinaridade na saúde: um instrumento para o sucesso. Revista Brasileira De Ciências Em Saúde - Brazilian Journal of Health Sciences, 1(1), 40-44. Recuperado de http://periodicos.uesc.br/index.php/rebracisa/article/view/1426
Seção
Artigos