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Diretrizes para Autores

INTRODUÇÃO

 

Revista Brasileira de Ciências em Saúde – REBRACISA (Brazilian Journal Of Health Sciences) é uma revista de acesso aberto, apenas on-line, com uma visão interdisciplinar, dedicada à publicação de artigos nas diversas áreas de avaliação/Conhecimento Capes envolvida com as Ciências da Saúde.
A revista busca a consolidação, promoção e atualização das tendências de pensamento e das práticas em Ciências da Saúde, em diálogo permanente com o caráter mais amplo da Ciência & Tecnologia.
Serão aceitos artigos relatando observações clínicas e intervenções, estudos experimentais, estudos qualitativos, quantitativos, estudos transversais (que envolvam diversas áreas da saúde) e conceitos teóricos que acresçam à literatura. Todos são bem-vindos desde que sejam de grande importância científica e relevância. Os artigos devem ser autênticos, educacionais e originais em seu conteúdo e com abordagem científica. A Revista Brasileira de Ciências em Saúde - REBRACISA requer os mais elevados padrões de integridade científica, a fim de promover resultados de pesquisas confiáveis, reprodutíveis e verificáveis. Todos os autores são aconselhados a consultar os Princípios Éticos de Publicação da Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC antes de submeter um manuscrito. Apresentação de um texto para esta revista dá a equipe editorial o direito de publicar se for aceito. Os trabalhos submetidos podem ser editados para melhorar a clareza e de expressão.

TIPOS DE MANUSCRITOS

A revista convida para publicações de Artigos Originais, Revisões e Relatos de Experiência. Por favor, siga as instruções relevantes para digitar o manuscrito a ser submetido. Se o artigo a ser submetido relata um estudo randomizado, os autores são convidados a consultar o CONSORT (Consolidated Standards of Trials Relato) declaração (acessar www.consort-statement.org link da web) para aconselhamento sobre características específicas do julgamento para relatar no manuscrito.

 

MUDANÇA DE AUTORIA

 

Os autores devem considerar cuidadosamente a lista e a ordem dos autores antes de submeter seu manuscrito e fornecer a lista definitiva dos autores no momento da apresentação inicial. Alguma adição, supressão ou rearranjo dos nomes dos autores na lista de autoria só deve ser feita antes que o manuscrito seja aceito e somente se aprovado pelos editores da revista. Para solicitar tais mudanças, os editores devem receber os seguintes itens do autor correspondente: (a) a razão para a mudança na lista de autor e (b) a confirmação por escrito (e-mail, carta) de todos os autores que estarão em acordo com a adição, remoção ou rearranjo. No caso da adição ou remoção de autores, isto inclui a confirmação do autor que está sendo adicionado ou removido. Só em circunstâncias excepcionais é que os editores considerarão a adição, exclusão ou rearranjo de autores após o manuscrito ser aceito. A não concordância dos editores na reconsideração do pedido implica em suspensão da publicação do manuscrito. Se o manuscrito já tiver sido publicado em uma edição on-line, todos os pedidos serão reprovados pelos Editores, portanto não haverá uma retificação.

 

 

 

RESULTADOS DE ENSAIOS CLÍNICOS

 

 Em consonância com a posição do Comitê Internacional de Editores “Medical Journal”, a revista não vai considerar os resultados publicados no mesmo registro ensaios clínicos em que o registro principal seja uma prévia da publicação ou mesmo prévias de resultados passíveis de publicação futuras completas, mesmo se apresentado sob a forma de um breve e estruturado resumo ou tabela. No entanto, os resultados divulgados em outras circunstâncias (por exemplo, as reuniões dos investidores), a revista também irá desencorajá-lo devido à possibilidade do manuscrito no futuro sofrer considerações. Os autores devem divulgar plenamente tudo, postando em registros de resultados do ensaio clínico ou dados intimamente relacionados ao trabalho.

DIREITOS AUTORAIS

 

 Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "Acordo de Editoração de Revistas" (para mais informações sobre este e os direitos autorais, consulte http://www.elsevier.com/copyright). Um e-mail será enviado para o autor confirmando a recepção correspondente do manuscrito.

Todos os manuscritos terão seu acesso aberto: Após aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "exclusivo” Contrato de Licença semelhante às revistas internacionais. (para mais informações ver http://www.elsevier.com/OAauthoragreement).

 

FONTE DE FINANCIAMENTO

 

Você está convidado a identificar quem forneceu apoio financeiro para a realização da investigação e/ou preparação do artigo e descrever brevemente o papel do patrocinador (s), se houver, no desenho do estudo; no texto principal, análise e interpretação dos dados; na elaboração do relatório (ensaios clínicos); e na decisão de enviar o artigo para publicação. Se a fonte (s) de financiamento não tinha esse envolvimento, então este deve ser indicado.

 

IDIOMA (SERVIÇOS DE USO E EDIÇÃO)

 

Os textos deverão ser enviados em 02 (dois) idiomas Português e Inglês. Revista apresenta todos os seus artigos em versão bilíngue (português/inglês). Por favor, escreva seu texto em Inglês (somente americano ou britânico será aceito, mas não uma mistura destes). Autores cuja língua oficial é o Inglês seu manuscrito pode exigir edição para eliminar possíveis erros ortográficos ou gramaticais e conformar-se a corrigir Inglês científico podem querer utilizar o serviço de Inglês Language Editing disponível a partir da Elsevier Loja on-line (http://webshop.elsevier.com/languageediting/) ou visite nosso site de suporte ao cliente (http://support.elsevier.com) para obter mais informações.

 

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO

 

Estudos em pacientes ou voluntários necessitam de aprovação do comitê de ética e consentimento informado, que deve ser documentada em papel (anexo). Consentimentos apropriados, permissões e liberações devem ser obtidas onde um autor deseja incluir detalhes de caso ou outras informações pessoais ou imagens de pacientes e quaisquer outros indivíduos em uma publicação (semelhante Elsevier). Consentimentos escritos devem ser guardados pelo autor e cópia dos consentimentos ou evidência de que tais consentimentos foram obtidos devem ser fornecidas à Revista Brasileira de Ciências em Saúde - REBRACISA a pedido.

Para mais informações, por favor, revise a Política Elsevier sobre o Uso de Imagens ou informações pessoais de pacientes ou outros indivíduos, http://www.elsevier.com/patient-consent-policy. A menos que se tenha uma permissão por escrito do paciente (ou, quando aplicável, o parente mais próximo), detalhes pessoais de qualquer paciente incluído em qualquer parte do artigo e em quaisquer materiais complementares (incluindo todas as ilustrações e vídeos) devem ser removidos antes da apresentação.

 

DIREITOS HUMANOS E DE ANIMAIS

 

Se o trabalho envolve o uso de seres humanos, o autor deve garantir que o descrito no trabalho foi realizado de acordo com o Código de Ética da Associação Médica Mundial (Declaração de Helsínquia) para experimentos que envolvam os seres humanos, http://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/index.html; Todas as experiências com animais devem estar em conformidade com normas do Reino Unido (Scientific Procedimentos) Act de 1986 e as orientações associadas, a diretiva do Conselho das Comunidades Europeias do 24 nov 1986 (86/609 / CEE) ou dos Institutos Nacionais de Saúde guia para o cuidado e uso de animais de laboratório (NIH Publications No. 8023, revisado 1978) e os autores devem indicar claramente no manuscrito que tais orientações foram seguidas. Todos os estudos com animais precisam garantir que estão conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA. Mais informações podem ser encontradas em http://www.brasil.gov.br/@@search?Subject%3Alist=Concea.

 

APÓS ACEITAÇÃO

 

Notas serão enviadas para os autores para serem cuidadosamente verificadas, evitando erros na publicação on-line. Mudanças ou adições para o manuscrito editado não poderão ser permitidas nesta fase. As provas corrigidas devem ser devolvidas ao autor “publisher” dentro de 2 dias após o recebimento.

As correções de notas deverão ser on-line. Correspondências com autores receberão um e-mail com um link para o nosso ProofCentral sistema, permitindo a anotação e correção de provas on-line. O ambiente é semelhante à do MS Word: além de edição de texto, você também pode comentar sobre figuras / tabelas e responder às perguntas dos Editores. Prova baseada na Web fornece um processo menos propenso a erros e mais rápida, permitindo-lhe digitar diretamente as suas correções, eliminando a introdução potencial de erros. Se preferir, você pode ainda optar por anotar e fazer upload de suas edições na versão PDF. Todas as instruções para impermeabilização serão dadas no e-mail que enviamos aos autores, incluindo métodos alternativos para a versão on-line e PDF. Faremos todo o possível para obter o seu artigo publicado com rapidez e precisão -, faça upload de todas as suas correções dentro de 48 horas. É importante assegurar que todas as correções deverão ser enviadas de volta para nós, em forma de comunicação. Por favor, verifique cuidadosamente antes de responder, como a inclusão de qualquer subseqüente correção não pode ser garantida. Corrigir é sua exclusiva responsabilidade. Note que pode a Revista Brasileira de Ciências em Saúde - REBRACISA prosseguir com a publicação de seu artigo, se nenhuma resposta for recebida. Encargos da página não serão cobrados.

 

TIPOS DE MANUSCRITOS

 

 A revista convida Artigos originais, revisões, relatórios de ensaios clínicos e relatos de experiência. Por favor, siga as instruções relevantes para digitar o manuscrito que será submetido. Plágio e falsificação não são aceitos. Se o artigo a ser submetido relata um estudo randomizado, os autores são convidados a consultar o CONSORT (Consolidated Standards of Trials Relato) declaração (ver www.consort-statement.org link da web) para aconselhamento sobre características específicas do julgamento para relatar no manuscrito.

 

ARTIGOS ORIGINAIS

 

Artigos Originais devem relatar pesquisas originais não publicados anteriormente ou sendo considerados para publicação em outro lugar, dos mais elevados padrões de integridade científica. Não há nenhuma palavra máxima contagem. O layout padrão é dado abaixo. Disposição de artigos originais Divida o manuscrito nas seguintes seções: Página de título, Resumo estruturado, Palavras-chave (3-6), Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos, Referências. Os editores considerarão a utilização de outras secções se mais adequado para certos manuscritos. Escreva em espaço duplo. O título da página deve incluir:

1. O título (não mais de 25 palavras)

2. A lista completa dos autores e para cada autor uma nota de rodapé numerada. A nota deve indicar afiliação do autor e acadêmico a seguinte declaração de autoria: "Este autor assume a responsabilidade por todos os aspectos da confiabilidade e liberdade de viés dos dados apresentados e sua interpretação discutida ". Qualquer autor incapaz de fazer esta declaração deve indicar por sua vez contribuição específica para o manuscrito.

3. Autor correspondente e detalhes de contato

4. Confirmação de subvenções de apoio

5. Quaisquer potenciais conflitos de interesse, incluindo consultorias relacionadas, participações e doações de financiamento

6. Uma lista de até 6 palavras-chave A próxima página deve incluir: Um resumo estruturado, de não mais de 250 palavras. Como esta pode ser a única parte do artigo lido por alguns leitores que deve incluir detalhes suficientes para um resumo adequado de todo o manuscrito. Os subtítulos preferidos são históricos, métodos, resultados e conclusões, embora possam se fundir.

Métodos e Resultados subposição também é permitida se este permite expressões mais econômicas. A página seguinte deverá começar o artigo principal subdividido em seções a seguir: A introdução deve ser breve e estabelecido por que o estudo foi realizado junto com uma revisão de trabalho anterior relevante apenas quando for essencial. Os métodos devem ser suficientemente detalhados para que os leitores e os revisores possam entender exatamente o que foi feito. Métodos padrão podem ser referenciados. Os manuscritos que relatam os dados obtidos a partir de pesquisas realizadas em seres humanos devem incluir uma declaração de fiabilidade na secção de Métodos do manuscrito que (1) foi obtido consentimento informado de cada paciente e (2) o protocolo de estudo estão em conformidade com as diretrizes éticas da Declaração de Helsinki 1975 como refletido em uma aprovação priori pelo comitê de pesquisa humana da instituição. Os manuscritos que relatam experiências com animais devem incluir uma declaração dando a garantia de que todos os animais receberam cuidado humano e que o estudo protocolos de cumprir as diretrizes da instituição A Seção Métodos Estatísticos devem ser incluídas quando relevante. Isto deve incluir a estatística métodos utilizados com suficiente clareza para os resultados para ser reproduzida por uma análise independente dos “dataset”, uma declaração sobre a forma como os dados apresentados foram selecionados incluindo o tamanho da amostra prospectivo cálculos, as razões para a inclusão / exclusão de indivíduos ou de dados pontos, e quais os passos que os autores tomaram, se houver, para excluir viés intencional ou não no recrutamento, de medição, dados retenção, análise, elaboração de relatórios e comentários.

Os resultados devem ser apresentados de forma precisa. Mantenha a discussão da sua importância a um mínimo nesta seção do manuscrito. Presente intervalos de confiança de 95% com valores de p. Ao descrever o normal e distribuições, denotam o desvio padrão explicitamente, por exemplo, com a abreviatura SD, em vez de um ± placa. Ao descrever a incerteza de uma média, denota o erro padrão da média explicitamente, por exemplo, com a abreviatura SEM, em vez de um sinal ±. É uma condição de aceitação final de manuscritos, com a finalidade de integridade científica, que para cada figura, os valores numéricos matérias devem ser carregados em um suplemento de dados on-line. Esses arquivos de suplemento devem ser um ou mais planilha padrão arquivos. X-primas e valores de y para todos os gráficos de dispersão devem ser dado. Para gráficos de barras e histogramas, subjacente valores brutos e categorias devem ser dados. Para cada curva de sobrevivência de Kaplan-Meier, um para cada paciente deve ser dado time-to-evento-ou-censura e o estado censor. Os autores poderão adicionalmente opcionalmente fazer upload de conjuntos de dados numéricos abrangentes do estudo.

A discussão deve se relacionam diretamente com o estudo que está sendo relatado em vez de uma revisão geral das o tópico. A subseção limitações do estudo deve ser incluída e deve divulgar quaisquer razões que os resultados podem não ser aplicáveis de forma mais ampla.

As conclusões devem ser limitadas a um breve resumo e as implicações dos dados apresentados.

Referências Descoberta de pesquisa e de revisão por pares de alta qualidade são assegurados por links on-line para as fontes citado. A fim de nos permitir criar links dentro ScienceDirect e para abstrair e serviços de indexação, tais como Scopus, PubMed ou CrossRef, certifique-se que os dados fornecidos nas referências estão corretas. Por favor, note que os sobrenomes incorretos, jornal / títulos de livros, ano de publicação e paginação pode impedir a criação de link. Ao copiar referências, por favor, tome cuidado, pois eles já podem conter um erro. Não há exigências rígidas sobre referência de formatação na submissão. As referências podem ser em qualquer estilo ou formato, desde que o modelo é consistente. Autor (s) nome (s), título da revista / título do livro, capítulo título / título do artigo, ano de publicação, volume e edição / capítulo de livro e a paginação deve ser presente. O estilo de referência utilizado pela revista será aplicada ao artigo aceito pela Elsevier em a fase de prova. Note que os dados incorretos ou em falta serão destacados em fase de prova para o autor ao estilo de referência correta. The utilizado por esta revista é Vancouver numerada. Se você deseja formatar as referências a si mesmo devem ser dispostas de acordo com os seguintes exemplos: Exemplos:

 [1] De Soyza N, Thenabadu PN, Murphy ML, Kane JJ, Doherty JE. Ventricular arrhythmia before and after aortocoronary bypass surgery. Int J Cardiol 1981; 1:123-130.

 [2] Akutsu T. Artificial heart: total replacement and partial support. Amsterdam: Elsevier/North-Holland, 1975.

[3] Goldman RH. Digitalis toxicity. In: Bristow MR, editors. Drug-induced heart disease. Amsterdam: Elsevier/North-Holland, 1980:217-40.

Por favor, note que todos os autores devem ser listados quando seis ou menos; quando sete ou mais, somente a lista primeiro três e adicione et al. Não inclua referências a comunicações pessoais, dados não publicados ou manuscritos, quer "em preparação" ou "submetido para publicação". Se necessário, estes materiais podem estar incorporado no local apropriado no texto. Verifique novamente as referências no texto de encontro de referência lista depois de seu manuscrito foi revisto. As tabelas devem ser digitadas em espaço duplo e cada um deve ser em uma folha separada. Eles deviam ser numerados consecutivamente com algarismos arábicos, e conter apenas linhas horizontais. Forneça um breve título descritivo acima de cada tabela com notas de rodapé e / ou explicações embaixo. As figuras devem idealmente ser enviadas em formato TIF de alta resolução, ou, em alternativa, GIF, JPEG / JPG, ou formato EPS. Os números devem ser colocados em arquivos separados, nomeados apenas com os números das figuras (por exemplo, "figura1.tif".) Certifique-se que as figuras apresentem a resolução apropriada:

Halftones: 300 dpi

Combinations: 500 dpi

Colour: 300 dpi

Colour combinations: 500 dpi.

Para mais informações sobre a elaboração de trabalhos de arte eletrônica, consulte http://authors.elsevier.com/artwork. As legendas para figuras devem ser digitados com espaço duplo em uma folha separada. Para cada número de acesso gene citado em um artigo, os autores devem digitar a adesão número em negrito, sublinhado texto.

Letras no número de acesso devem sempre ser capitalizadas. (AI631510, AI631511, AI632198, e BF223228, GenBank nsa adesão.) Um tumor de células B: Exemplo a partir de uma leucemia linfática crónica (GenBank n. BE675048,) e um linfoma de células T (GenBank não. AA361117).

 

  1. 1.                 ARTIGO DE REVISÃO

 

Nos Artigos de revisão as avaliações devem ter um resumo não estruturado de até 250 palavras. Autores são incentivados a usar títulos de seções para facilitar a leitura. Eles não têm uma introdução, métodos, resultados ou discussão Seções. Escreva em espaço duplo. Para obter instruções sobre referências e valores, consulte a seção em manuscritos originais.

 

  1. 2.                 RELATÓRIOS DE ENSAIOS CLÍNICOS

 

Ensaios clínicos randomizados devem ser apresentados de acordo com as diretrizes do CONSORT. Na submissão do manuscrito, os autores devem fornecer a lista de verificação CONSORT acompanhado por um diagrama de fluxo que ilustra a evolução dos pacientes através do julgamento, incluindo recrutamento, inscrição, randomização, e conclusão retirada, e uma descrição detalhada do procedimento de aleatorização. O CONSORT lista e modelo diagrama de fluxo podem ser encontrados no http://www.consort-statement.org.

 

Consentimento do paciente

 

Estudos em pacientes ou voluntários necessitam de aprovação comitê de ética e consentimento informado que deve ser documentado em seu papel. Os pacientes têm direito à privacidade. Portanto identificação informações, incluindo rostos dos pacientes, nomes, iniciais ou números no hospital, não devem ser incluídas em vídeos, gravações, descrições escritas, fotografias e pedigrees menos que a informação é essencial para fins científicos e de ter obtido o consentimento informado por escrito para publicação em impressão e formulário eletrônico do paciente (ou seus pais, tutor ou parente mais próximo, quando aplicável). Se tal consentimento é sujeito a quaisquer condições, a Revista Brasileira de Ciências em Saúde -REBRACISA deve estar ciente de todas essas condições. Os documentos de consentimentos devem ser fornecidas à Revista Brasileira de Ciências em Saúde - REBRACISA, mediante pedido. Mesmo que o consentimento foi dado, identificando detalhes devem ser omitidos se não são essenciais. Se as características de identificação são alteradas para proteger anonimato, como em pedigrees genéticos, os autores devem dar garantias de que as alterações não distorçam o significado científico aos editores em forma de nota. Se esse consentimento não foi obtido, detalhes pessoais de pacientes incluídos em qualquer parte do papel e em quaisquer materiais complementares (incluindo todas as ilustrações e vídeos) devem ser removidos antes da apresentação.

 

Registro De Ensaios Clínicos

 

Inscrição de um registro de ensaio público é uma condição para a publicação de ensaios clínicos nesta revista em conformidade com o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE, http://www.icmje.org) recomendações. Os ensaios devem registrar-se no, ou antes, do início da paciente inscrição. O ensaio clínico número de registro deve ser incluída no final do resumo do artigo. Um ensaio clínico é definido como qualquer pesquisa que prospectivamente designa participantes humanos ou grupos de humanos para uma ou mais intervenções relacionadas com a saúde para avaliar os efeitos de resultados de saúde. Relacionada à saúde intervenções incluem qualquer intervenção usada para modificar um resultado biomédico ou relacionada com a saúde (por exemplo, medicamentos, procedimentos cirúrgicos, dispositivos, tratamentos comportamentais, intervenções dietéticas, e as mudanças processo de atendimento). Resultados de saúde incluem as medidas biomédicas ou relacionados com a saúde obtida em pacientes ou participantes, incluindo medidas farmacocinéticas e eventos adversos. Puramente estudos observacionais (aqueles em que a atribuição da intervenção médica não está no critério do investigador) não vão exigir o registro.

 

  1. 3.                  ESTUDOS DE CASO

 

Estudos de caso que descrevam uma situação prática de preocupação para a prática profissional (ensino, saúde, investigação ou gestão), as estratégias de intervenção utilizadas, bem como uma avaliação da sua eficácia. Eles não devem ultrapassar 10 (dez) páginas, incluindo resumo e um máximo de 10 referências.

 

PREPARAÇÃO OU USO DE SOFTWARE DE PROCESSAMENTO DE TEXTO

 

É importante que o arquivo seja salvo no formato nativo do processador de texto utilizado. O texto deve estar no formato de coluna única. Mantenha o layout do texto o mais simples possível. A maioria dos formatos códigos poderá ser removida e substituída no processamento do artigo. Em particular, não use a palavra opções de processador para justificar o texto ou para hifenizar as palavras. No entanto, não usar negrito, itálico, subscrito, superscripts etc. Ao preparar tabelas, se você estiver usando uma grade de tabela, use apenas uma grade para cada mesa individual e não uma grade para cada linha. Se nenhuma rede for utilizado, guias, e não espaços, para alinhar colunas. O texto eletrônico deve ser preparado de uma maneira muito semelhante à de manuscritos convencionais (ver também o Guia para a publicação com a Elsevier: http://www.elsevier.com/guidepublication). Note que para arquivos de origem de figuras, tabelas e gráficos do texto serão  necessários ou não você incorporar seus números no texto. Veja também a seção sobre arte eletrônica. Para evitar erros desnecessários que são fortemente aconselhados a usar 'de verificação ortográfica' e 'a verificar gramática’ são funções do seu processador de texto.

Artigo estrutura O manuscrito deve ser dividido em seções: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.

Introdução

Expor os objetivos do trabalho e fornecer uma base adequada, evitando uma literatura detalhada inquérito ou um resumo dos resultados.

Materiais e Método Fornecer detalhes suficientes para permitir o trabalho a ser reproduzido. Métodos já publicados devem ser indicados por referência: apenas alterações relevantes devem ser descritas.

Resultados Os resultados devem ser claros e concisos.

Discussão Isto deve explorar a significância dos resultados do trabalho, não repeti-los. Nesta seção discussão os resultados podem ser apresentados combinados. Evite citações extensas e discussão de literatura publicada.

Conclusões As principais conclusões do estudo podem ser apresentadas numa secção. Conclusões curtas, o qual pode suportar sozinho ou formar uma subseção de uma seção Discussão –

Discussão ou Resultados e Apêndices Se houver mais de um anexo, que deve ser identificado como A, B, etc. fórmulas e equações em apêndices deve ser dada numeração separada: Eq. (A.1), Eq. (A.2), etc .; num apêndice posterior, Eq. (B.1) e assim por diante. Da mesma forma para tabelas e figuras: Tabela A.1; Fig. A.1, etc

Informações essenciais da página de título

Título. Conciso e informativo. Títulos são freqüentemente utilizados em sistemas de recuperação de informação. Evitar abreviaturas e fórmulas sempre que possível. Os nomes dos autores e afiliações. Por favor, indicar claramente o nome dado (s) e nome (s) família de cada autor e verificar que todos os nomes estão escritos com precisão.

Apresentar afiliação dos autores

Endereços (onde o trabalho real foi feito) abaixo os nomes. Indicar todas as afiliações com um minúsculo sobrescrito carta imediatamente após o nome do autor e em frente ao endereço apropriado. Fornecer o endereço postal completo de cada afiliação, incluindo o nome do país e, se disponível, o endereço de e-mail de cada autor.

Autor correspondente.

 Indique claramente quem vai lidar com a correspondência em todas as fases de submissão e publicação, também pós-publicação. Certifique-se de que o endereço de e-mail dado como contato (autor correspondente) esteja escrito corretamente e em detalhes, pois este será mantido durante todo o processo até à data final de publicação.

Presente / endereço permanente. Se um autor se deslocou de onde o artigo foi descrito, ou estava viajando ou visitando na época, um "endereço Presente" (ou "endereço Permanente ') o autor pode indicar como uma nota de rodapé. O endereço em que o autor realmente fez o trabalho deve ser mantido como o principal, o endereço de filiados. Algarismos arábicos sobrescrito são usados para tais notas de rodapé.

Resumo Fornecer um resumo com no máximo 250 palavras, que inclui quatro parágrafos: objetivo, métodos, Resultados, Conclusão. No final da síntese forneça até cinco palavras-chave. Não usar abreviaturas no resumo.

Palavras - chave Imediatamente após o resumo, fornecer um máximo de 6 palavras-chave, usando a ortografia americana e evitando termos gerais e plurais e diversos conceitos (evitar, por exemplo, 'e', 'de'). Seja poupadores com abreviaturas: apenas abreviaturas firmemente estabelecidas no campo pode ser elegível. Essas palavras-chave vão ser utilizadas para fins de indexação.

Abreviações Definir abreviações que não são padrão neste campo em uma nota de rodapé para ser colocado sobre a primeira página do artigo. Essas abreviaturas que são inevitáveis no resumo devem ser definidas em sua primeira Há mencionar, bem como na nota de rodapé. Garantir a consistência das abreviaturas ao longo do artigo.

 Agradecimentos Agrupar reconhecimentos em uma seção separada no final do artigo, antes das referências e fazer não é, portanto, incluí-las na página de título, como uma nota de rodapé ao título ou de outra forma. Liste aqui os indivíduos que forneceram ajuda durante a pesquisa (por exemplo, proporcionando a ajuda da língua, escrita assistência ou a prova de ler o artigo, etc.).

 Fórmulas da matemática

Por favor, envie equações matemáticas como texto editável e não como imagens. Fórmulas simples presentes em alinhado com o texto normal, onde possível, e usar o solidus (/) em vez de uma linha horizontal para os pequenos termos fracionários, por exemplo, X / Y. Em princípio, as variáveis devem ser apresentadas em itálico. Poderes do e são muitas vezes mais convenientemente indicada por exp. Número consecutivamente quaisquer equações que têm de ser exibida separadamente do texto (se referido explicitamente no texto).

Notas de Rodapé

Notas de rodapé devem ser usadas com moderação. Numerá-las consecutivamente ao longo do artigo. Muitas palavras processadoras podem construir notas de rodapé no texto, e esta característica pode ser usada. Caso contrário, favor indicar a posição das notas de rodapé no texto e uma lista das próprias notas de rodapé separadamente no final do artigo. Não inclua notas de rodapé na lista de referências.

Obra de Arte (Artwork Eletronic)

Observações gerais

Certifique-se de usar a rotulação uniforme e dimensionamento de sua arte original.

Incorporar as fontes usadas se o aplicativo fornece essa opção.

• Objetivo de usar as seguintes fontes em suas ilustrações: Arial, Courier, Times New Roman, Símbolo, ou usar fontes que parecem semelhantes.

• Número de acordo com as ilustrações sua seqüência no texto.

• Use uma convenção de nomeação lógica para os seus arquivos de arte.

• Fornecer legendas a ilustrações separadamente.

• Tamanho das ilustrações perto as dimensões desejadas da versão publicada.

• Enviar cada ilustração como um arquivo separado.

Um guia detalhado sobre arte eletrônica está disponível em nosso site: http://www.elsevier.com/artworkinstructions

Formatos

Se a sua arte eletrônica é criado em um aplicativo do Microsoft Office (Word, PowerPoint, Excel), em seguida, por favor, fornecer "como está" no formato de documento nativo. Independentemente do aplicativo usado que não seja Microsoft Office, quando o seu trabalho artístico eletrônico é finalizado, por favor 'Salvar como' ou converter as imagens para um dos seguintes formatos (note a resolução requisitos para desenhos de linhas, meios-tons e de linha / combinações de meio-tom dadas abaixo): EPS (ou PDF): desenhos vetoriais, incorporar todas as fontes usadas. TIFF (ou JPEG): fotos em tons de cinza (meios-tons) ou a cores, manter a um mínimo de 300 dpi. TIFF (ou JPEG): bitmap (puros pixels em preto e branco) desenhos de linha, manter a um mínimo de 1000 dpi. TIFF (ou JPEG): Combinações linha bitmapped / meio-tom (a cores ou tons de cinza), manter a um mínimo de 500 dpi.

Por favor, não forneça os arquivos que são otimizados para uso em tela (por exemplo, GIF, BMP, PICT, WPG); estes têm tipicamente um baixo número de pixels e conjunto limitado de cores; Também não apresente arquivos de fornecimento que são de baixa resolução. Finalmente não enviar os gráficos que são desproporcionalmente para o conteúdo (tamanho grande).

 Cor das artes e figuras

Por favor, certifique-se de que arquivos de arte estão em um formato aceitável (TIFF (ou JPEG), EPS (ou PDF) ou arquivos do MS Office) e com a resolução correta. Se, juntamente com o seu artigo aceito, você enviar figuras em cores utilizáveis em seguida, Elsevier irá garantir, sem nenhum custo adicional, que estes figuras irão aparecer a cores on-line (por exemplo, ScienceDirect e outros sites), além de cor reprodução na imprensa. Para mais informações sobre a elaboração de trabalhos de arte eletrônica, consulte http://www.elsevier.com/artworkinstructions.

As legendas das figuras

Certifique-se de que cada ilustração tem uma legenda. As legendas a serem fornecidas em separado, não ligadas à figura. Uma legenda deve compreender um título breve (não na própria figura) e uma descrição da ilustração. Guardam textos em si mesmos as ilustrações a um mínimo, mas explicar todos os símbolos e as abreviaturas utilizadas.

Tabelas

Por favor, envie tabelas como texto editável e não como imagens. Os quadros podem ser colocados de cada lado do texto relevante no artigo, ou a secção separada (s) no final. Tabelas de números consecutivos em acordo com o seu aparecimento no texto e colocar todas as notas tabela abaixo do corpo da tabela. Ser poupar na utilização de tabelas e assegurar que os dados apresentados na deles não duplicar resultados descrito noutro local no artigo. Por favor, evite o uso de regras verticais.

 

Referências Citação no texto

Por favor, garantir que todas as referências citadas no texto também estão presentes na lista de referência (e vice-versa). Todas as referências citadas no resumo devem ser dadas na íntegra. Resultados inéditos e pessoais comunicações não são recomendados na lista de referência, mas pode ser mencionada no texto. Se estes referências estão incluídas na lista de referência que deve seguir o modelo do padrão de referência revista e deve incluir uma substituição da data da publicação, quer com "resultados não publicados" ou "Comunicação pessoal". Citação de uma referência como "no prelo" implica que o artigo foi aceito para publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. Indicação do eixo temático (justificado, à esquerda);

    - Título em negrito e centralizado;

    - Nome do autor e co-autores (quando for o caso) à direita;

    - Identificação da instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver) à direita;

    - O texto deverá ter no mínimo 08 laudas e no máximo 15 laudas;

    - O artigo deve ser constituído por introdução, referencial teórico, objetivos, metodologia, desenvolvimento e

    conclusões;

    - Formatação: Microsoft Word 2000 ou posterior (formato doc); fonte Time New Roman; corpo 12; alinhamento

    justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e esquerda: 3cm inferior e direita: 2 cm.

    - Palavras-chave (justificado, à esquerda);

    - e-mail para contato (justificado, à esquerda);

    - as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

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