A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE ENTRETENIMENTO COREANO NO BRASIL

  • Sarah Lays Saraiva Grangeiro Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Coreia do Sul, Cultura, Entretenimento, Marketing

Resumo

A globalização trouxe uma série de benefícios para o mundo, dentre eles o compartilhamento de novas tecnologias e a disseminação de culturas e costumes. Através do marketing de entretenimento, essa divulgação cultural é melhor alcançada devido a ferramentas utilizadas que atraem a atenção dos consumidores. A cultura coreana nas duas últimas décadas tem se tornado tendência mundial a ser seguida, especialmente pelo Brasil, país o qual tem registrado nos últimos anos elevado crescimento pelo consumo de produtos e serviços asiáticos, especialmente relacionados à Coreia do Sul. A inserção dessa cultura se deu através dos k-dramas, k-pop, culinária distinta da típica brasileira, costumes e moda. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as mudanças de costumes dos brasileiros devido à influência do marketing de entretenimento coreano. A pesquisa foi realizada através de estudo bibliográfico e indutivo através de plataformas de streaming, estudo da culinária e do idioma. Chegou-se ao resultado de que devido à influência do marketing de entretenimento coreano, muitos brasileiros já aderiram aos costumes asiáticos, através do consumo de pelo menos uma das variáveis analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-09