TEMPO DE RESPOSTA PARA RESERVA DO SETOR HOTELEIRO DE CIDADES DA COSTA DO CACAU

  • José Oduque Nascimento Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Mariana Ramos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Mayse Anjos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Regivaldo Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ari Melo Mariano Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

O turismo no sul baiano teve inicio graças ao cacau, de onde também é originado seu nome de Região Cacaueira e vem aumentando com grande ajuda das praias de valor cênico, do clima agradável, e do escritor Jorge Amado. A região é o principal cenário das histórias do escritor, que acabam funcionando como uma forma de propaganda e atiçam a curiosidade e o desejo de conhecimento da região. O setor hoteleiro, em geral, tem valorizado cada vez mais a quantidade e a qualidade dos serviços oferecidos, além do conforto de suas instalações. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é estudar a acessibilidade e o atendimento ao cliente em Hotéis do Litoral Sul da Bahia. A região estudada, que possui cerca de 80 empreendimentos de hospedagem, divididos em pousadas (maioria), hotéis e resorts (minoria), vem demonstrando um crescimento de cerca de 10% no setor de turismo. A amostra foi composta de 10 hotéis dentro do limite da região, possivelmente os mais procurados. Através de e-mail, foi possível sondar o tempo de resposta, avaliar a assistência dada ao cliente e o nível de investimento dos empreendimentos de 5 estrelas mais procurados entre Ilhéus – Itabuna, para uma família fictícia composta de um casal e uma criança. Do total de turistas que visitam a região, 92,7% são de turistas nacionais e 8,3% de estrangeiros, em sua maioria, da Suíça, Argentina, Itália, EUA, Alemanha, Cuba, Portugal e França. Constatou-se também que e-mail é uma ferramenta de praticidade e muito utilizada para primeiro contato, e que é possível obter resultados positivos em relação à qualidade do hotel.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-11-20
Seção
Artigos