O MULTILINGUISMO NO K-POP:

AS LÍNGUAS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA MÚSICA POPULAR COREANA

  • Matheus Cordeiro Marques Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo analisa o multilinguismo na música popular coreana (K-pop) e seus usos na segunda onda do
Hallyu, observando como a língua adquiriu um importante papel na indústria cultural sul-coreana na era da
globalização. Um corpus com músicas de 2010 a 2017 que contém mais de 46 mil palavras foi utilizado na
pesquisa. As seleções das músicas que ingressam no corpus tiverem critérios objetivos, como a aparição em charts musicais, alcance de público, tipo de grupo ou artista e sorte de música. O corpus foi analisado sob uma
perspectiva sociolinguística, não excluindo os atores e a própria sociedade do estudo e dos resultados encontrados. Torna-se evidente através deste artigo que há um crescente uso do multilinguismo nas canções de K-pop, mais frequentemente naquelas a partir de 2014. Esse aumento das línguas nas canções é, como apresentado no artigo, fruto de uma política de Estado e da própria indústria cultural do país.

Publicado
2019-12-18
Seção
Artigos