O ENSINO DA TRADUÇÃO NO CURSO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ÀS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS – LEA

  • Frédéric Robert Garcia Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Juan Facundo Sarmiento Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

Esse artigo busca analisar o panorama do ensino do espanhol e do francês para fins específicos no Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O presente trabalho apresenta as características da grade curricular do Curso, no que diz respeito ao ensino dos idiomas. O foco principal desse estudo foi a disciplina Tradução/Versão, ofertada no último semestre. Esse artigo aborda também as escolhas metodológicas e didáticas adotadas pelos docentes, as técnicas de ensino aplicadas para alcançar os objetivos pretendidos e, por fim, a análise do processo avaliativo realizado no segundo semestre de 2014 que envolveu, experimentalmente e em conjunto, os professores dos referidos idiomas.

Palavras-chave: LEA. Línguas estrangeiras. Tradução. Versão. Processo avaliativo.

Biografia do Autor

Frédéric Robert Garcia, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professor Adjunto de Língua Francesa (UESC)

Departamento de Letras e Artes (DLA)

Referências

ARROJO, Rosemary. Oficina de Tradução. São Paulo: Ática, 2002.

BELTRAN, Blanca. El español para la comunicación profesional: enfoque y orientaciones didácticas. Em: Actas del I Congreso Internacional de Español para Fines Específicos, p. 34- 43. 2000. Disponível em: < http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/ciefe/pdf/01/cvc_ciefe_01_0006.pdf>. Acesso: 21 nov. 2014.

BERMAN, Antoine. La traduction et la lettre ou L'auberge du lointain. Paris: Seuil, 1999.

ECO, Umberto. Quase a mesma coisa: experiências de tradução. Rio de Janeiro: Record, 2007.

FREIRE, Evandro. Teoria interpretativa da tradução e teoria dos modelos dos esforços na interpretação: proposições fundamentais e inter-relações. Em: Cadernos de Tradução. v. 2, n. 22, 2008. p. 151-174. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/index>. Acesso: 23 jan 2015.

PAGANO, Adriana et ali. Traduzir com autonomia: estratégias para o tradutor em formação. São Paulo: Contexto, 2011.

UESC. Projeto acadêmico curricular do curso de línguas estrangeiras aplicadas às negociações internacionais (PAC), UESC, dezembro de 2011.

http://www.uesc.br/cursos/graduacao/bacharelado/lea/arquivos/pac_lea.pdf. Acesso: 28 jul 2017.

Publicado
2017-12-14