PRÁTICAS INTERSETORIAIS ENTRE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA E O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Gracielle Pereira da Silva UESC - Universidade estadual de Santa Cruz
  • Dândara Silva Oliveira
  • Tatiana Almeida Couto
  • Nayara Mary Andrade Teles Monteiro
  • Rosane Lopes de Araújo Magalhães
  • Jaianne de Oliveira Barreto
  • Danielle Moura de Andrade
  • Vanessa Moreira Magalhães Leite de Souza

Resumo

A intersetorialidade compreende a articulação entre diversos setores onde juntos atuam de maneira integrada estabelecendo corresponsabilização e vínculos. Tendo em vista que as parcerias intersetoriais são potentes mediadoras e fortalecedoras, o presente estudo objetivou relatar a atuação dos profissionais residentes multiprofissionais em Saúde da Família na construção de parcerias intersetoriais com o Centro de Referência de Assistência Social. O estudo trata-se de um relato de experiência, em modalidade descritiva, em que as experiências vividas foram extraídas do Portfólio Reflexivo entre os anos de 2021 e 2022. Foram realizadas reuniões entre equipes e atividades de promoção à saúde para os assistidos, tendo como principal metodologia as rodas de conversa. Diante disso, verifica-se que a construção de parcerias intersetoriais estimulou o trabalho em equipe, a comunicação e promoveu a prática colaborativa interprofissional; garantiu a participação conjunta dos setores saúde e assistência social nos eventos comemorativos, campanhas de conscientização e atividades de educação em saúde; possibilitou a realização de atendimentos individuais nos espaços; garantiu conforto, acolhimento, privacidade e o cuidado integral aos indivíduos estimulando o autocuidado, a autonomia, a corresponsabilização e o empoderamento. O que impõe a constatação de que, a despeito das dificuldades enfrentadas como, predomínio do modelo biomédico na Unidade de Saúde da Família e o foco no Programa Bolsa Família, as profissionais residentes conseguiram construir a parceria intersetorial entre a Unidade de Saúde da Família e o Centro de Referência de Assistência Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracielle Pereira da Silva, UESC - Universidade estadual de Santa Cruz

Fisioterapeuta, Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Dândara Silva Oliveira

Enfermeira, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil. 

Tatiana Almeida Couto

Enfermeira, Doutora e Mestra em Ciências da Saúde pela UESB. Professora do Centro Universitário de Ciências e Empreendedorismo e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus – Bahia/Brasil.

Nayara Mary Andrade Teles Monteiro

Enfermeira, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Rosane Lopes de Araújo Magalhães

Psicóloga, Mestra em Psicologia da Saúde pela UMESP. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Jaianne de Oliveira Barreto

Enfermeira, Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Danielle Moura de Andrade

Nutricionista, Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo IBPEX. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Vanessa Moreira Magalhães Leite de Souza

Psicóloga, Pós-graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNIME. Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social-CEU, Itabuna – Bahia/Brasil.

Publicado
2024-12-05
Como Citar
Pereira da Silva, G., Silva Oliveira, D., Almeida Couto, T., Andrade Teles Monteiro, N., Lopes de Araújo Magalhães, R., de Oliveira Barreto, J., Moura de Andrade, D., & Moreira Magalhães Leite de Souza, V. (2024). PRÁTICAS INTERSETORIAIS ENTRE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA E O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Revista Brasileira De Ciências Em Saúde - Brazilian Journal of Health Sciences, 3(1), 63-69. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/rebracisa/article/view/3698

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)