PRÁTICAS INTERSETORIAIS ENTRE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA E O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Resumo
A intersetorialidade compreende a articulação entre diversos setores onde juntos atuam de maneira integrada estabelecendo corresponsabilização e vínculos. Tendo em vista que as parcerias intersetoriais são potentes mediadoras e fortalecedoras, o presente estudo objetivou relatar a atuação dos profissionais residentes multiprofissionais em Saúde da Família na construção de parcerias intersetoriais com o Centro de Referência de Assistência Social. O estudo trata-se de um relato de experiência, em modalidade descritiva, em que as experiências vividas foram extraídas do Portfólio Reflexivo entre os anos de 2021 e 2022. Foram realizadas reuniões entre equipes e atividades de promoção à saúde para os assistidos, tendo como principal metodologia as rodas de conversa. Diante disso, verifica-se que a construção de parcerias intersetoriais estimulou o trabalho em equipe, a comunicação e promoveu a prática colaborativa interprofissional; garantiu a participação conjunta dos setores saúde e assistência social nos eventos comemorativos, campanhas de conscientização e atividades de educação em saúde; possibilitou a realização de atendimentos individuais nos espaços; garantiu conforto, acolhimento, privacidade e o cuidado integral aos indivíduos estimulando o autocuidado, a autonomia, a corresponsabilização e o empoderamento. O que impõe a constatação de que, a despeito das dificuldades enfrentadas como, predomínio do modelo biomédico na Unidade de Saúde da Família e o foco no Programa Bolsa Família, as profissionais residentes conseguiram construir a parceria intersetorial entre a Unidade de Saúde da Família e o Centro de Referência de Assistência Social.
Downloads
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "Acordo de Editoração de Revistas" (para mais informações sobre este e os direitos autorais, consulte http://www.elsevier.com/copyright). Um e-mail será enviado para o autor confirmando a recepção correspondente do manuscrito.
Todos os manuscritos terão seu acesso aberto: Após aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "exclusivo” Contrato de Licença semelhante às revistas internacionais. (para mais informações ver http://www.elsevier.com/OAauthoragreement).