CUIDADOS FISIOTERAPÊUTICOS EM PACIENTES ACAMADOS COM AVE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: um relato de experiência

  • Leticia Maylane Leite Alves Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Gabriel Bastos Teixeira
  • Nayara Mary Andrade Teles Monteiro

Resumo

RESUMO: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) acontece de forma abrupta, acomete vários sistemas e pode deixar sequelas que podem perdurar por muitos anos. Entretanto, a fisioterapia pode melhorar as alterações causadas pelo AVE e evitar os fatores de risco secundários. O presente estudo tem o objetivo de mostrar a rotina de atendimentos de uma fisioterapeuta residente, à pacientes acamados acometidos por lesão cerebrovascular, numa USF localizada numa cidade do sul da Bahia. Apesar dos desafios encontrados devido à dificuldade no seu processo de trabalho na USF, a fisioterapia se mostrou útil e eficaz na atenção primária.

 

Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico, Fisioterapia, Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Bastos Teixeira

2 Odontólogo. Mestre em Ciências da Saúde. Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Nayara Mary Andrade Teles Monteiro

3 Enfermeira. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Publicado
2024-12-05
Como Citar
Alves, L., Teixeira, G., & Teles Monteiro, N. M. (2024). CUIDADOS FISIOTERAPÊUTICOS EM PACIENTES ACAMADOS COM AVE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: um relato de experiência. Revista Brasileira De Ciências Em Saúde - Brazilian Journal of Health Sciences, 3(1), 35-40. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/rebracisa/article/view/3667