PARA ALÉM DOS MUROS DAS INSTITUIÇÕES
UM OLHAR PSICOSSOCIAL ACERCA DA ATENÇÃO DOMICILIAR NO SUS
Resumo
A Atenção Domiciliar reconfigura modos pensar o cuidado em saúde. Envolvendo a prevenção, promoção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos em domicílio, ela é uma possibilidade de atendimento que ultrapassa a estrutura física de uma instituição. Necessita-se ampliar o debate sobre essa temática, pois, além de apresentar cada vez mais demandas e ser uma área que requer práticas humanizadas e com olhar psicossocial de qualquer profissional de saúde, foi um contexto fortemente afetado pela pandemia do COVID-19. O estudo tem objetivo discutir sobre questões associadas ao Atendimento Domiciliar, a partir da experiência em estágio opcional, realizado por uma psicóloga residente. Trata-se de um trabalho qualitativo, em relato de experiência. O eixo central foi a experiência de realizar visitas domiciliares e o percurso metodológico ocorreu por meio da leitura de anotações em diários de campo. A partir disso, houve uma redução fenomenológica, possibilitando uma compreensão global e pré-reflexiva. Em seguida, foi realizada a seleção de temáticas que considerada grande importância nessa vivência, havendo assim uma elucidação do vivido, interpretação e considerações. Dessa maneira, buscou-se descrever a experiência e discutir acerca de 5 unidades de significados. Pôde-se perceber o quanto que essa possibilidade de assistência possui variadas demandas, seja individual, familiar ou comunitária e a importância de retorno do incentivo governamental para o fortalecimento de práticas de saúde em equipe. Além disso, considera-se que a prática da Atenção Domiciliar não pode ser acrítica para produzir saúde e para isso as discussões em torno das questões psicossociais precisam estar cada vez mais presentes.
PALAVRAS-CHAVE: Atenção Domiciliar, Equipes multiprofissionais, Acolhimento Psicossocial.
Downloads
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "Acordo de Editoração de Revistas" (para mais informações sobre este e os direitos autorais, consulte http://www.elsevier.com/copyright). Um e-mail será enviado para o autor confirmando a recepção correspondente do manuscrito.
Todos os manuscritos terão seu acesso aberto: Após aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "exclusivo” Contrato de Licença semelhante às revistas internacionais. (para mais informações ver http://www.elsevier.com/OAauthoragreement).