PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE GESTANTES E PUÉRPERAS ACOMPANHADAS POR RESIDENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • JAMILLE SALES DA CRUZ UESC
  • Thaís dos Santos de Souza UESC
  • Dayana Silva Leal FTC
  • Taline Ferreira Santos UESC
  • Tércia Freire de Melo UESC
  • Jamille Amorim Carvalho Paiva UESC

Resumo

Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) exerce um papel importante tanto como lócus de cuidado como de disseminação de informações adequadas acerca da gestação, parto e puerpério. Dessa forma, é imprescindível que, desde a gestação, a mulher receba orientações adequadas sobre o período puerperal, sobre as transformações biopsicossociais, a fim de prevenção de processos patológicos. O presente relato tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de ações de promoção da saúde mental de gestantes e puérperas acompanhadas por residentes em uma Equipe de Saúde da Família em Itabuna-BA. Metodologia: Foram realizados dois encontros, na modalidade de roda de conversa, nas quais participaram mulheres em período gestacional e puérperas com filhos menores de 1 ano. A roda de conversa 1 foi conduzida pela psicóloga e assistente social residentes e a roda de conversa 2 foi ministrada por duas enfermeiras e a fisioterapeuta residentes. Resultados e discussão: A educação em saúde proporciona a troca de experiências e favorece com que a gestante e sua rede de apoio sintam-se seguros e preparados para atender as necessidades do recém-nascido e da puérpera. Por meio da realização de visitas puerperais posteriores às ações educativas, observou-se uma boa adaptação ao período puerperal nas mulheres que participaram das rodas de conversa e receberam orientações durante as consultas individuais. Conclusão: O trabalho multiprofissional oportunizou o estabelecimento de vínculos baseados no respeito e na confiança e reforço da autonomia e segurança da mulher para enfrentar os desafios do processo gravídico-puerperal.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís dos Santos de Souza, UESC

Enfermeira. Mestra em Ciências da Saúde. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Dayana Silva Leal, FTC

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Taline Ferreira Santos, UESC

Enfermeira. Especialista em Educação na saúde para Preceptores no SUS. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Tércia Freire de Melo, UESC

Odontóloga. Especialista em Educação na saúde para Preceptores no SUS. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Itabuna – Bahia/Brasil.

Jamille Amorim Carvalho Paiva, UESC

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestre em Saúde Coletiva - Gestão de Sistemas de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva.

Publicado
2024-12-05
Como Citar
DA CRUZ, J., de Souza, T., Leal, D., Santos, T., de Melo, T., & Carvalho Paiva, J. (2024). PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE GESTANTES E PUÉRPERAS ACOMPANHADAS POR RESIDENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira De Ciências Em Saúde - Brazilian Journal of Health Sciences, 3(1), 19-25. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/rebracisa/article/view/3642