PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE GESTANTES E PUÉRPERAS ACOMPANHADAS POR RESIDENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) exerce um papel importante tanto como lócus de cuidado como de disseminação de informações adequadas acerca da gestação, parto e puerpério. Dessa forma, é imprescindível que, desde a gestação, a mulher receba orientações adequadas sobre o período puerperal, sobre as transformações biopsicossociais, a fim de prevenção de processos patológicos. O presente relato tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de ações de promoção da saúde mental de gestantes e puérperas acompanhadas por residentes em uma Equipe de Saúde da Família em Itabuna-BA. Metodologia: Foram realizados dois encontros, na modalidade de roda de conversa, nas quais participaram mulheres em período gestacional e puérperas com filhos menores de 1 ano. A roda de conversa 1 foi conduzida pela psicóloga e assistente social residentes e a roda de conversa 2 foi ministrada por duas enfermeiras e a fisioterapeuta residentes. Resultados e discussão: A educação em saúde proporciona a troca de experiências e favorece com que a gestante e sua rede de apoio sintam-se seguros e preparados para atender as necessidades do recém-nascido e da puérpera. Por meio da realização de visitas puerperais posteriores às ações educativas, observou-se uma boa adaptação ao período puerperal nas mulheres que participaram das rodas de conversa e receberam orientações durante as consultas individuais. Conclusão: O trabalho multiprofissional oportunizou o estabelecimento de vínculos baseados no respeito e na confiança e reforço da autonomia e segurança da mulher para enfrentar os desafios do processo gravídico-puerperal.
Downloads
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "Acordo de Editoração de Revistas" (para mais informações sobre este e os direitos autorais, consulte http://www.elsevier.com/copyright). Um e-mail será enviado para o autor confirmando a recepção correspondente do manuscrito.
Todos os manuscritos terão seu acesso aberto: Após aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "exclusivo” Contrato de Licença semelhante às revistas internacionais. (para mais informações ver http://www.elsevier.com/OAauthoragreement).