Programa Previne Brasil e reorganização do processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde
Um relato de experiência
Resumo
Introdução: O Programa Previne Brasil, instituído em novembro de 2019 estabeleceu o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diante disso, houve a necessidade de reorganização processo de trabalho das equipes de APS para o alcance das metas estabelecidas pelo programa. Objetivo: Relatar a vivência de uma enfermeira residente do PRMSF/UESC em uma atividade intervencionista para implementação do Programa Previne Brasil, indicadores e metas a serem alcançados pelo município no financiamento da APS. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa por meio de um Relato de Experiência, vivenciada entre 10 de agosto a 12 de dezembro de 2022. Resultados e discussão: Dos 11 convites enviados as equipes, 83,33% (n=10) foram preenchidos. Resultou no processo de sensibilização sobre a temática e a construção de arcabouço técnico-científico por meio do processo de educação permanente associado aos princípios da Política Nacional de Humanização e aprendizagem significativa. Além da reorganização do processo de trabalho, houve a abertura de espaços de diálogo saudável, estímulo a autonomia, valorização profissional e gestão compartilhada entre os integrantes da equipe. Considerações finais: Observou-se que o processo de educação permanente é instrumento potencializador para o processo de reorganização e valorização da equipe, diminuindo a dicotomia entre teoria e prática, gerando impactos benéficos à qualidade da assistência e consequentemente, houve melhoria no desempenho dos indicadores do Previne Brasil.
Downloads
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "Acordo de Editoração de Revistas" (para mais informações sobre este e os direitos autorais, consulte http://www.elsevier.com/copyright). Um e-mail será enviado para o autor confirmando a recepção correspondente do manuscrito.
Todos os manuscritos terão seu acesso aberto: Após aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um "exclusivo” Contrato de Licença semelhante às revistas internacionais. (para mais informações ver http://www.elsevier.com/OAauthoragreement).