EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA

  • Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro Cavalcante Faço MBA na UFF e sou Pós Graduado pela UNISUL, mas não possuo vínculo empregatício com nenhuma das duas instituições.
Palavras-chave: Hotelaria, Educação Corporativa, SESC Copacabana.

Resumo

Nas empresas prestadoras de serviços, o investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores configura-se como a mais importante ferramenta de manutenção de sua competitividade e capacidade de sobrevivência no mercado. O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas de educação corporativa do Serviço Social do Comércio – RJ aos profissionais de hotelaria do hotel SESC Copacabana. Foram aplicados questionários qualitativos aos Membros da gerência e aos supervisores dos setores de Reservas, Recepção e Governança, bem como questionários quantitativos aos colaboradores operacionais desses mesmos setores, objetivando investigar a importância da educação corporativa no setor hoteleiro. Verificou-se que, embora haja consenso de que as ações de treinamento influenciam positivamente na qualidade do trabalho, mais da metade dos colaboradores nunca utilizou a Universidade Corporativa. Verificou-se ainda uma grande disparidade entre os setores, onde 100% dos colaboradores dos setores de reservas e recepção já participaram de ações de treinamento, enquanto no setor de governança, esse número é de apenas 50%. Percebeu-se que a educação corporativa tem muito a contribuir com a atividade hoteleira, porém, existe a necessidade de que seus programas sejam voltados para as características e necessidades específicas do ramo.

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Biografia do Autor

Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro Cavalcante, Faço MBA na UFF e sou Pós Graduado pela UNISUL, mas não possuo vínculo empregatício com nenhuma das duas instituições.

Graduado em Turismo e Especialista em Gestão de Pessoas pela UNISUL, atualmente cursando MBA em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como oficial temporário do exército por oito anos e atualmente é Supervisor de Recepção do Hotel SESC Copacabana. Interessa-se por Turismo, Hotelaria, Gestão de Pessoas, Cultura e Políticas Públicas do Turismo.   

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Publicado
2018-04-09