POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DO TURISMO E DA CULTURA DO BUMBA MEU BOI

Resumo

O discurso mantido a respeito das políticas públicas no Brasil, possui um percurso bem adiantado de tempo, no entanto ainda é possível detectar diversas lacunas e empecilhos no seu processo de implantação e desenvolvimento. Sabemos que as políticas públicas envolvem mais do que uma decisão e necessita de diversas movimentações de planejamento selecionados para implementar as tomadas de decisões.  Na concepção da maioria dos gestores municipais, no Brasil só é possível o empenho de políticas públicas para o turismo, nas regiões da costa litorânea, centros históricos, sítios arqueológicos e de espaços culturais de grande porte. Como objetivo deste trabalho, é apontar os gargalos perceptivos na construção do turismo na cidade de Timon no Maranhão, espaço que contêm uma abundância de balneários em seu entorno e uma cultura latente e resistente de grupos culturais de Bumba Meu Boi, em preservar a identidade do folguedo que é marca identitária do estado e manter-se ativos na qualidade de brincantes e brincadeira. Evidencia-se, enquanto problema, a falta de interesse dos gestores públicos em fomentar o turismo (cultural e de lazer) presentes na cidade de Timon-MA. Os apontamentos direcionam para um despreparo técnico, acúmulo de funções e desconhecimento do potencial econômico turístico, como também valorização da cultura local e dos recursos naturais ao município e seus munícipes. A análise permite constatar que ainda são rasos os estudos direcionados a esta discussão na região de estudo, como também são pequenas as ações firmadoras de constituição e permanência no turismo local e valorização da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Jorlan Soares de Abreu, UNISINOS/UFPR

Professor Efetivo do Instituto Federal do Maranhão-IFMA. Doutorando em Ciência da Comunicação-UNISINOS (2021-). Mestrando em Turismo-UFPR (2023-). Mestre em Ciência da Comunicação-UNISINOS (2019-2021). Especialista em Educação Ambiental e Gestão Participativa de Recursos Hídricos (2015) - IFMA. Gestão Pública (2011) - UAB/UFPI. Didática Universitária (2007) e Marketing Estratégico (2006) pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Graduando em Biblioteconomia-UESPI (2017-); Graduando em Jornalismo-UCA (2020-); Bacharel em Turismo-CEAD/UFPI (2023); Bacharel em Administração de Empresas-FACIMP (2005). Pesquisador IFMA, FAPEMA e CNPq e membro dos Grupos de Pesquisas: Midiatização e Processos Sociais, EPISTECOM, História e Memória das Instituições Escolares. Membro do Comitê de Pesquisa e Inovação do IFMA. Bolsista CAPES.Doutorando em Ciências da Comunicação-UNISINOS.

André Riani Costa Perinotto, UFDPar

Professor Titular do Curso de Bacharelado em Turismo - Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar (Brasil). Professor do Mestrado em Turismo da UFPR (Brasil).
Professor do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Brasil). Presidente da ABRATUR - Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil

Publicado
2024-05-14