Marketing de Mídias Sociais e Produtos e Produtos Gastronômicos da Caatinga

análise da Cooperativa Coopercuc no Instagram

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar de que forma o conteúdo promocional de produtos gastronômicos da Caatinga é desenvolvido no Instagram. Tem-se como objeto de pesquisa a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no sertão da Bahia. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, adotando-se o método de estudo de caso. Para coleta de dados, realizou-se pesquisa documental (corpus de 219 documentos em texto) e uma entrevista semiestruturada com a Assessora de Comunicação da cooperativa. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo categorial. Os resultados indicaram que a Coopercuc utiliza diferentes estratégias de marketing digital para a promoção dos produtos gastronômicos produzidos pela cooperativa. Constatou-se, ainda, que esse conteúdo promocional é trabalhado de modo a agregar valor e refletir o conceito da empresa. Em termos teóricos, a pesquisa contribui para o campo de estudos sobre gastronomia e marketing digital. Em termos gerenciais, fornece subsídios informacionais voltados a estratégias de marketing digital que podem ser aproveitados por outras empresas do setor analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Cardoso Lyra da Fonseca, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestra em Turismo e Hotelaria pela UFPE (PPHTur). Graduada em Gastronomia na UNIFG, em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP.

André Falcão Durão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT). Bacharel em Turismo pela UFPE. Mestre e Doutor em Administração pela UFPE/PROPAD.

José William de Queiroz Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando e Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Publicado
2024-11-07