COMPONDO A ARENA POLÍTICA DE TURISMO A PARTIR DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DE NATAL – RN
Resumo
A utilização do turismo enquanto ferramenta de reavivamento de centros históricos tem se tornado uma alternativa para as capitais brasileiras. Dentre os equipamentos disponíveis para impulsionamento do turismo nos centros históricos, os portos emergiram como alternativa as novas demandas por possuírem ligações históricas com as cidades. Com a Copa FIFA 2014, as cidades de Natal, Salvador, Fortaleza e Recife receberam a implantação dos Terminais Marítimos de Passageiros (TMPs), em seus portos. Os TMPs surgiram para proporcionar uma nova dinâmica ao turismo e centros históricos, abrangendo para além do trânsito de passageiros. O foco dessa análise centra-se no bairro da Ribeira e em específico o TMP do Porto de Natal. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender o lugar do turismo na constituição da(s) arena(s) política(s) definida(s) para construção e operacionalidade do TMP do Porto de Natal, considerando sua conexão com o bairro da Ribeira. A técnica de análise utilizada foi a aplicação da teoria de Offe (1981, 1984a, 1984b). Como resultado, entendeu-se que é necessário transcender o entendimento de turismo por parte do poder público, devendo encará-lo como um fenômeno complexo e dinâmico que abarca diversos agentes no processo de planejamento e execução. Bem como, os agentes que foram envolvidos nas arenas do TMP encontraram-se aleatórios no campo, com poucas conexões, porém com ideologias aproximadas. Concluiu-se que, com impacto do processo de desvalia do bairro da Ribeira, se averiguou que o TMP se encontra isolado na dinâmica do bairro, enfraquecendo a retomada da relação porto-cidade a partir do turismo.
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