RUMO À COREIA DO SUL: A HALLYU COMO MOTIVADOR DO TURISMO PARA A FÃ BRASILEIRA
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise qualitativa e interpretativa de excertos de uma pesquisa etnográfico-digital que buscou evidências para: i) traçar o surgimento da cultura Hallyu e ii) estabelecer diálogo entre essa cultura e manifestações públicas de fãs brasileiras de produções sul-coreanas sobre seu desejo de fazer turismo na Coreia do Sul. Focalizamos nossa discussão em dados coletados dos perfis da influenciadora Thais Midori, postados nas mídias Instagram e Youtube. Midori é uma brasileira que, partindo de sua apreciação pela cultura sul-coreana, estabeleceu redes sociais no ciberespaço em que compartilha suas experiências em visitas turísticas à Coreia do Sul, angariando seguidoras igualmente fãs da Hallyu até, eventualmente e em parceria com duas outras influenciadoras digitais, lançar sua própria agência de turismo especializada em visitas àquele país. As inferências que fazemos dos dados nos ajudam a construir sentidos acerca da intrínseca relação entre a cultura de fã e o desejo expresso por brasileiras que querem realizar o turismo na Coreia do Sul, eventualmente motivadas por atrativos histórico-culturais, mas principalmente devido a atrativos oriundos de produções, ações e eventos contemporâneos, comerciais ou não-comerciais, relacionados à crescente popularização de produções audiovisuais no âmbito da onda sul-coreana.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.