CULTURA, TURISMO, TURISMO CULTURAL: REFLETINDO SOBRE TEORIZAÇÕES POR MEIO DE UMA REVISÃO NARRATIVA
Resumo
O artigo objetiva robustecer, ressignificar pesquisas que tratam da cultura no âmbito do turismo. Para isso, recorre-se à revisão narrativa, visto sua permeabilidade com a subjetividade e a interconexão com as experiências do proponente desta pesquisa, cuja trajetória acadêmica intersecciona-se ao campo dos Estudos Culturais, corrente teórica que possui a cultura como primordial objeto de estudo. Assim, este artigo subdivide-se em quatro seções que visam suscitar reflexões teóricas sobre mudanças no conceito de cultura e turismo, principalmente, no que concerne à sua base cultural, para assim, problematizar o sintagma pleonástico turismo cultural, no que concerne à elaboração dos produtos turísticos, que se edificam pela utilização da cultura. Ao perseguir essa trajetória investigativa, foi possível notabilizar o protagonismo da cultura para o desenvolvimento do turismo, através das práticas de interpretação que incidem sobre patrimônios, cidades e lugares para convertê-los em produtos turísticos. Ressalta-se, sobremaneira, a produtividade destes processos interpretativos, que resultam de dinâmicas inventivas, pois ao mobilizar a cultura, instituem no entorno os atrativos turísticos, que além de conquistarem o olhar do turista pela sua espetacularidade, erigida através de mecanismos de representação, também, lhe oportuniza vivenciar experiências que contemplam os demais sentidos sensoriais, coadunando com imperativos da economia criativa, hedonista da contemporaneidade.
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