Projeto Roteiro Geo-Turístico em Porto Nacional (TO)

Percepção e Interpretação do Lugar

  • Laíres José Gonçalves da Silva Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Rosane Balsan Fundação Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O artigo objetiva fazer uma breve abordagem sobre a educação patrimonial e o turismo pedagógico para entender seus significados e contextos, valendo- se do uso de mapas mentais para interpretar/decodificar o que pode ser transmitido por representações elaboradas pelos sujeitos, buscando compreender o que está impregnado no imaginário dos sujeitos que vivenciam experiências num determinado lugar (espaço turístico do Projeto Roteiro Geo-turístico).

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Biografia do Autor

Rosane Balsan, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Criou e Coordenou o Programa de Extensão da Terceira Idade do Cassino da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia do Turismo, Patrimônio Cultural e Geografia Regional. Atualmente é professora associada, nível 3, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional e Também coordenou e participou dos Projetos Financiados pelo MEC - ProExt 2009, ProExt 2010, ProExt 2011, ProExt 2015 (na linha temática de Preservação do Patrimônio Cultural Realizou o estágio pós-doutora NO projeto " A festa das novenas de Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional: patrimônio imaterial do estado do Tocantins", na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2016). Coordenadora do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades - NEUCIDADES e responsável pelo Projeto Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional-TO. Participa das Redes:. Rede de Pesquisadores de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas da Pan-Amazônia (TPP PAN-AMAZÔNIA) - UFPA e Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação - REESCRITA.

Publicado
2023-04-21