Economia Criativa e o Turismo Criativo:
Um estudo sobre as publicações científicas
Resumo
Os estudos de economia criativa no turismo vêm se destacando na literatura, por ser uma economia onde é possível agregar valores simbólicos e comerciais a produtos e serviços que tenham por base a criatividade, a inovação e a cultura, possibilitando que o turista possa vivenciar uma experiência envolvente e significativa. O objetivo desta pesquisa visa analisar, por meio de um levantamento bibliográfico e bibliométrico os artigos sobre a economia criativa no turismo e o turismo criativo. Para tanto, optou-se pela abordagem metodológica quali-quantitativa, fazendo o uso da análise exploratória e descritiva. Quanto aos resultados, a pesquisa percebeu que os estudos têm predominância de pesquisas bibliográficas e documentais, com enfoque qualitativo e na análise de conteúdo. Apresentam incipiências em publicações em revistas Qualis A, B1 e B2, e falta de estudos na região Norte e Centro-Oeste. A pesquisa também identificou lacunas nos seguintes Setores Criativos: artesanato, culturas indígenas patrimônio material, museus e arquivos. Espera-se que o trabalho possa contribuir com as discussões acadêmicas e científicas realizadas na área sob o contexto da economia criativa e o turismo criativo
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.